Prefeitura de Aracaju é grande vencedora do Nordeste em Prêmio Progredir do MDS

Publiciado em 16/03/2018 as 18:53

Em meio às comemorações pelo aniversário da cidade, o povo aracajuano ganha mais um presente: a Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Assistência Social e Cidadania, foi a grande vencedora do Nordeste no Prêmio Progredir, do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). O Prêmio tem como objetivo estimular e reconhecer as ações desenvolvidas pelos municípios para a geração de renda e a inclusão de pessoas em situação de vulnerabilidade. Ao todo, foram inscritos 384 projetos de todo o país. Desses, apenas cinco foram premiados, sendo uma iniciativa por região.

Após a premiação, que ocorreu na última quinta-feira, 15, no Hotel Grand Bittar, em Brasília, os coordenadores dos projetos vencedores foram recebidos pelo presidente Michel Temer para uma reunião no Palácio do Planalto. "O Prêmio Progredir mostra quais os municípios estão com melhores iniciativas e os que mais prometem em geração de emprego e renda no país. A gente acredita que, nesse esforço todo de diminuir a desigualdade e reduzir a pobreza, é muito importante a ação do prefeito. Este prêmio é para motivar. O objetivo é divulgar isso para que as outras prefeituras caminhem nessa direção", destacou o presidente Temer.

Para o ministro Osmar Terra, os vencedores estão participando do início de uma nova fase muito importante das ações do MDS, que pretende ampliar seus investimentos em programas e ações na área de geração de renda. "O Brasil precisa ser um país com maiores oportunidades para aqueles que mais precisam. Só assim iremos reduzir efetivamente as desigualdades e termos um país melhor para todos. Por isso, parabenizo a todos vocês pelos projetos. São os municípios, através do compromisso dos prefeitos e dos seus técnicos, que podem nos ajudar a mudar o atual cenário", avaliou.

A premiação desta quinta ocorreu após a avaliação final da comissão julgadora, que foi realizada na quarta, 14. Formada por professores universitários e representantes dos setores industrial, de tecnologia e do comércio, a comissão avaliou critérios como eficácia, capacidade do projeto se firmar e expandir e potencial de implementação em outros municípios. Na ocasião, o presidente da comissão, o professor do Instituto de Economia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Romero Cavalcante Rocha, afirmou que os projetos estão muito bem estruturados e podem servir de exemplo para gestores de outros municípios para a elaboração de ações na área de geração de renda.

Sobre o projeto

Desenvolvido pelo departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria Municipal da Assistência Social, o Cultivando Cidadania tem como objetivo implantar em Aracaju, de forma pioneira, hortas e outros cultivos em espaços públicos e comunitários, visando a geração de renda de famílias inseridas no Cadastro Único, em especial as que são beneficiárias do Bolsa Família. O projeto irá atender, inicialmente, a cem famílias, além do recorte da renda também serão priorizadas aquelas que tenham entre seus membros pessoas com deficiência, jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, apenados e apenadas da justiça, membros de comunidades tradicionais e pessoas em situação de rua.

A vice-prefeita e secretária municipal da Assistência Social, Eliane Aquino, não pode estar presente no evento por estar participando do Fórum Social Mundial, que ocorre em Salvador, mas fez questão de ressaltar sua satisfação com essa premiação. "Antes de tudo, apostamos na Segurança Alimentar e Nutricional como um braço fundamental para a promoção e garantia dos direitos da população, especialmente daquela que se encontra em situação de vulnerabilidade. Por isso, ao assumir a Assistência Social de Aracaju fiz questão de termos um departamento para trabalhar com esse tema. Esse reconhecimento, para nós, representa o resultado de uma escolha acertada. Concorremos com excelentes projetos e fomos avaliados por uma comissão julgadora bastante criteriosa. Agora é continuar trabalhando sempre tendo como foco prestar o melhor serviço possível aos aracajuanos", destacou.

Para a diretora do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Assistência Social, Rosane Cunha, o reconhecimento do Prêmio é um grande estímulo para a ampliação e o fortalecimento das ações nessa área. "Nosso trabalho busca não apenas estimular hábitos saudáveis e a melhoria da qualidade de vida das pessoas, mas, sobretudo, oportunizar à população mais vulnerável oportunidades de geração de renda e inclusão produtiva através do cultivo de hortas agroecológicas em espaços urbanos que estejam ociosos", explicou Rosane, enfatizando que o projeto será iniciado nos bairros de Aracaju que apresentam um maior índice de vulnerabilidade e extrema pobreza, a exemplo do Santa Maria.

Prêmio Progredir

Além do projeto Cultivando Cidadania, de Aracaju, também foram premiados os projetos: Crescer, de Boa Vista (RR); Pró-Cidadão - Programa Menor Aprendiz, de Morrinhos (GO); Programa de Qualificação Profissional, Geração de Emprego e Renda para o Vianense - Gerar, de Viana (ES); e Elos da Sustentabilidade, de Campo Largo (PR). Além da certificação, os projetos vencedores contarão com divulgação das suas ações pelo MDS. Os cinco projetos escolhidos, um de cada região do Brasil, têm a possibilidade de estabelecerem um convênio com o MDS no valor de até R$ 1 milhão para ampliação ou implementação das ações.

Também participaram do evento o engenheiro agrônomo Ivan Barreto e a nutricionista Tatiana Canuto, da diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, e Sibelle Sá, do Observatório Social da Secretaria Municipal da Assistência Social. Todas as despesas foram custeadas pelo Governo Federal.