João Alves debate situação do Rio São Francisco em Brasília

Atendendo um convite do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o prefeito João Alves realizou na tarde desta terça-feira, 24, em Brasília, uma palestra sobre a atual situação em que se encontra o Rio São Francisco

Publiciado em 25/05/2016 as 14:28
André Carvalho

Atendendo um convite do ministro do Meio Ambiente, José Sarney Filho, o prefeito João Alves realizou na tarde desta terça-feira, 24, em Brasília, uma palestra sobre a atual situação em que se encontra o Rio São Francisco com o título: Como salvar o Rio São Francisco da morte certa”. Além do ministro Sarney, também acompanharam a explanação técnicos especializados e gestores da área de recursos hídricos, como o presidente da Agência Nacional das Águas (ANA), Vicente Andreu, e o secretário de recursos hídricos do ministério, Ricardo Sovinsk. O secretário de Meio Ambiente da Prefeitura de Aracaju, Eduardo Matos, acompanhou o prefeito.

João Alves Filho é um estudiodo das causas em prol do rio e alertou os técnicos do governo federal para a situação dramática em que se encontra o ‘São Francisco’. Para o prefeito, a morte do conhecido Rio da Integração Nacional é iminente, devido à falta de investimento para revitalização. “Caso nenhuma providência seja tomada, mais de cinco milhões de pessoas, entre alagoanos e sergipanos, ficarão sem água”, anunciou o prefeito.

O presidente da ANA destacou o entusiasmo de João Alves e o seu compromisso com o rio São Francisco. “O prefeito  tem um conhecimento profundo ao longo dos  anos sobre esse  tema. Nós esperamos que o seu desejo de recuperar o rio torne-se efetivamente realidade. O projeto foi apresentado hoje de maneira inédita e nós ficamos muito interessados”, informou Vicente Andreu.

Para o diretor geral do ministério do Meio Ambiente, Raimundo Deusdará Filho, João demonstrou ter um profundo conhecimento sobre o Rio São Francisco como poucos no país. “A explanação do ex-ministro do Interior João Alves Filho foi extremamente rica. Sem sombra de dúvidas esse projeto será muito útil para a ANA. Nós aqui no ministério temos projetos para a recuperação de matas ciliares e entendemos que o projeto apresentado hoje com muita propriedade poderá nos ajudar bastante”, considerou.

Da Ascom