100 carteiras de identidade poderão ser emitidas diariamente no Vale do Cotinguiba

Além de Maruim, já receberam postos regionais do Instituto de Identificação os municípios de Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá.

Publiciado em 01/07/2016 as 16:42

Nessa quinta-feira, 30, foi inaugurado o quarto Posto Regional do Instituto de Identificação no interior do Estado. Desta vez, a população do Vale do Cotinguiba é a beneficiada com a sede do posto na cidade de Maruim,  que teve sua capacidade de atendimento ampliada de 30 para até 100 documentos de identidade emitidos na mesma hora.

A reforma do imóvel para receber o posto regional foi resultado de parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública (SSP) e Coordenadoria Geral de Perícias (Cogerp), e a Prefeitura de Maruim.

De acordo com o coordenador geral dos Postos Regionais, Leandro Maciel, a previsão é que quase 100 pessoas usufruam da comodidade do serviço diariamente. "Os cidadãos de Maruim, Carmópolis, General Maynard, Laranjeiras, Riachuelo, Rosário do Catete e Santo Amaro das Brotas terão acesso ao serviço de emissão de identidade, através da Regional. A projeção é que o atendimento feito de 30 a 40 pessoas por dia, realizados atualmente na cidade Maruim, suba para cerca de 80 a 100 usuários do serviço", destaca.

Emissão de carteiras

Para a confecção da primeira via do documento (para quem nunca teve Carteira de Identidade), o  cidadão deve levar certidão de nascimento ou casamento original e uma cópia; comprovante de residência no nome da pessoa ou dos pais, no caso dos mais jovens; e duas fotos 3x4.

A primeira via é gratuita, mas a segunda o cidadão paga uma taxa de R$ 9,00 e leva os mesmos documentos. Em caso de furto ou roubo do documento, a emissão também é gratuita. Se a pessoa for divorciada, deve levar a Certidão de Casamento Averbada. Se for viúva, deve levar o atestado de óbito.

Para todas as pessoas orienta-se levar também o CPF, que apesar de não ser obrigatório, é um dado importante a ser agregado no documento de identificação.

Inaugurações

Além de Maruim, já receberam postos regionais do Instituto de Identificação os municípios de Lagarto, Nossa Senhora da Glória e Propriá. Serão inauguradas novas unidades ainda em Itabaiana e Estância. Na capital sergipana, a emissão de Carteira de Identidade acontece não só na sede do Instituto de Identificação Carlos Menezes, situado na avenida Adélia Franco, como nos Centros de Atendimentos ao Cidadão (Ceacs) do shopping  RioMar, da rodoviária nova e da Rua do Turista.

Durante a solenidade de entrega, o governador anunciou que em 15 dias será inaugurado o novo Instituto de Identificação de Aracaju, na rua Basílio Rocha, bairro Siqueira Campos. Que vai oferecer mais conforto no atendimento aos cidadãos e acesso a um espaço com instalações mais adequadas. Jackson Barreto também comentou sobre a realização do concurso para o setor de perícia do Estado, o primeiro realizado em Sergipe.

Da Ascom/SSP