CAU/SE adere pacto nacional pela qualidade das cidades e emite carta a candidatos da eleição municipal 2016

O documento é resultado de debates ocorridos no I e no II Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental promovidos, respectivamente em abril e agosto de 2016, em Brasília, pela Comissão de Política Urbana e Ambiental, com apoio da Comissão de Relações Internacionais e do Fórum de Presidentes do CAU

Publiciado em 26/09/2016 as 10:33

Às vésperas das eleições de 2016, os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo das Unidades Federativas do Brasil promoveram um pacto pela qualidade de vida das cidades, que resultou na elaboração da “Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores” direcionada à sociedade e aos políticos e que trata sobre três vertentes da Arquitetura e Urbanismo: a Governança Urbana, o Planejamento Urbanístico e o seu Monitoramento.

O documento é resultado de debates ocorridos no I e no II Seminário Nacional de Política Urbana e Ambiental promovidos, respectivamente em abril e agosto de 2016, em Brasília, pela Comissão de Política Urbana e Ambiental, com apoio da Comissão de Relações Internacionais e do Fórum de Presidentes do CAU.  Na ocasião foram recebidas igualmente, entre os dois eventos, contribuições dos CAU/UF.  

CAU/SE 

Com a globalização financeira em curso em todo o mundo e a nova configuração da rede urbana de Sergipe, que se desenha junto ao emergente regime de acumulação flexível, a forte polarização de Aracaju sobre os demais municípios amplia a fragilidade das cidades, ao mesmo tempo em que promove a segregação sócio espacial perversa da população espoliada nas periferias do território urbano.

Independente das dimensões e diversidades, entende-se que as cidades precisam ser estruturadas de maneira estratégica para garantir a sustentabilidade e o funcionamento adequado e socialmente justo. Este funcionamento, sustentável e justo das cidades, trata-se da universalização dos serviços de educação, saneamento básico, saúde, segurança e lazer, que resulta na formação de cidades com equidade social e oportunidades urbanas para todos.

Nessa perspectiva, o Planejamento Urbano torna-se a ferramenta para a promoção de cidades mais inclusivas, colocando-se como agente transformador do território, em suas diferentes dimensões, revelando a importância do profissional Arquiteto e Urbanista na gestão de cidades mais dignas e justas que contribuam para uma sociedade mais feliz e humana.

Nestas eleições municipais de 2016, o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) e o CAU/SE manifestam suas preocupações sobre o insustentável modelo de crescimento que colapsou as cidades brasileiras, alertam para a responsabilidade histórica dos prefeitos eleitos, e expõem sua visão sobre como atender aos desejos, necessidades e direitos dos cidadãos relacionados à cidade, reafirmando sua posição política na sociedade de promover ‘Arquitetura e Urbanismo para Todos’. 

A CARTA 

De acordo com a Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores, o pacto proporcionará à sociedade parâmetros para orientar a reivindicação por cidades mais dignas e justas, na perspectiva de uma gestão democrática baseada no planejamento e organização, com a garantia da continuidade de planos, projetos e ações sem a demarcação do calendário eleitoral.

Por sua vez, os políticos contam no documento com embasamentos para a formulação ou aperfeiçoamento de seus programas de governo integrados à visão de um planejamento de longo prazo, que expresse o compromisso com uma agenda urbana transformadora do destino das cidades e dos cidadãos brasileiros.

Para ler a Carta Aberta aos Candidatos a Prefeitos e Vereadores na íntegra, acesse o site www.cause.gov.br e no facebook do CAU/SE: CAU Sergipe

Da Ascom/CAU-SE