Palestra visa desvendar o e-Social para profissionais de RH*

Publiciado em 19/09/2017 as 19:37

A partir de janeiro de 2018, todas as empresas brasileiras serão obrigadas a utilizar o e-Social. Para facilitar o entendimento desse sistema, a seccional sergipana da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH/SE), em parceria com a Totv’s realizará evento para desvendar esse mecanismo, criado pelo Governo Federal e que visa reunir todas as obrigações em um único documento. *O evento acontecerá no hotel Real Classic, em Aracaju, das 8h às 12h*.

O e-Social pode facilitar, e muito, a vida de contadores e dos profissionais de recursos humanos, mas precisa ser bem compreendido. “É algo que já vem sendo prorrogado há algum tempo, mas não deixa de ser um instrumento novo que, naturalmente, gera uma certa apreensão por parte dos profissionais que estarão diretamente envolvidos”, disse a presidente da ABRH/SE, Claúdia Soledade, observando que a expectativa é de que o programa possa contribuir para reduzir a burocracia.

Entre as unificações que eSocial provoca, estão cerca de 44 obrigações sociais, dentre elas a Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e a Relação Anual de Informações Sociais (Rais