Presidente da GE do Brasil vistoria obra da termoelétrica

Publiciado em 18/09/2018 as 15:12

A presidente e CEO da GE para o Brasil, Viveka Kaitila, esteve em Sergipe para acompanhar o andamento da obra de construção do Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, projeto da CELSE - Centrais Elétricas de Sergipe em Barra dos Coqueiros. O maior investimento privado já realizado no estado, no valor de R$ 6 bilhões, vai dar origem à maior termoelétrica a gás natural da América Latina.

“Este é um projeto de enorme complexidade, que impressiona qualquer pessoa que tem a oportunidade de visita-lo. Com a CELSE, estamos construindo aqui a maior usina termoelétrica do Brasil, que sozinha será capaz de suprir 15% da demanda de energia do Nordeste, quando entrar em operação em janeiro de 2020. É uma enorme alegria ver de perto o trabalho das pessoas que estão construindo mais um capítulo de sucesso da GE, além de fazerem história ao criarem a térmica mais eficiente do País”, celebra a CEO da GE do Brasil.

Durante a visita, Viveka validou o cronograma da obra, que avança dentro do prazo estabelecido. “Estamos presentes de ponta a ponta neste projeto, fornecendo à CELSE turbinas a gás, geradores, caldeiras de recuperação de calor, equipamentos de transmissão, soluções digitais, serviços de manutenção e operação da usina. A execução precisa ser impecável!”, revela a executiva. “Neste momento, estamos na fase de montagem dos equipamentos, que incluem as três turbinas a gás 7HA da GE, detentoras de uma tecnologia das mais eficientes do mundo.”

A térmica sergipana vai operar em ciclo combinado, com as três turbinas a gás e uma turbina a vapor, além de um gerador de recuperação de calor (HRSG). “A tecnologia HA da GE é a mais rápida e eficiente do mundo, podendo atingir, sob determinadas condições, uma taxa de eficiência de até 62%. A usina será a primeira do Brasil a contar com essa tecnologia”, destaca Viveka.

Pela sua flexibilidade operacional, a termoelétrica vai contribuir para assegurar a estabilidade energética do país, já que não está sujeita a sazonalidades ou a intermitências, como é o caso das renováveis (usinas eólicas ou hidrelétricas).

Quando entrar em operação comercial, o Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I vai revolucionar a maneira como a energia é distribuída no Brasil, sendo capaz de atender ao consumo de energia de 20 milhões de brasileiros, número equivalente a duas vezes a população de Portugal. A usina terá uma capacidade instalada de 1.551 MW e irá quadruplicar a geração anual de energia de Sergipe, tornando o menor estado brasileiro no segundo maior gerador de energia do Nordeste.

O empreendimento inclui ainda uma linha de transmissão de 500 kV, que levará a energia gerada na usina até a Subestação Jardim na cidade de Nossa Senhora do Socorro (SE), e instalações marítimas, que contemplam o navio Unidade de Armazenamento e Regaseificação do Gás Natural Liquefeito (GNL), o sistema de ancoragem e gasoduto para transporte do gás até a usina, além das adutoras de captação de água e descarte de efluentes.

Além da instalação, a GE vai fazer a operação e a manutenção da usina, aplicando soluções digitais para trazer mais eficiência para a usina e soluções de segurança, que mantêm os dados do cliente seguros e impedem ataques cibernéticos. A GE é líder mundial em energia, fornecendo tecnologia, soluções e serviços em toda a cadeia de valor de energia, do ponto de geração ao consumo.