Percílio destaca contribuição de Maria Mendonça ao Parque dos Falcões

Publiciado em 19/10/2018 as 08:44

Criador e responsável pelo famoso Parque dos Falcões, em Itabaiana, único centro de criação, multiplicação e preservação de aves de rapina da América do Sul, José Percílio, destacou a contribuição da deputada estadual Maria Mendonça (PSDB) para a viabilização do seu projeto. “Passamos três anos no escuro e a deputada Maria Mendonça esteve lá e ajudou a colocar energia. Ainda pediu ajuda aos empresários de Itabaiana para que pudessem nos ajudar”, revelou Percílio, ao participar hoje (17) de sessão especial na tribuna da Assembleia Legislativa.
Após ouvir a exposição, Maria falou da importância do Parque para a preservação e multiplicação das espécies e ressaltou que sempre está à disposição para contribuir com o trabalho por reconhecer quão fundamental para a natureza e para o Estado é a ação desenvolvida por Percílio, “um homem abnegado que pensa na preservação da natureza e que dedica a sua vida ao cuidado com as suas aves”. Nas palavras de Maria, “ele lutou e enfrentou todas as intempéries para que esse projeto fosse viabilizado e, hoje, mostra a grandiosidade dessa luta”.
Ela lembrou que ao tomar conhecimento, em meados de 1997, sobre a escuridão do parque, visitou Percílio e decidiu ajudá-lo a viabilizar esse sonho e mostrar a importância do espaço. “A nossa luta era para transformar a nossa portentosa serra em parque nacional e, graças a Deus, conseguimos fazer com que o então presidente Lula a transformasse em parque nacional”, enfatizou Maria.
Recordando da visita de um grupo de japonês que veio ao parque gravar um filme para exibir no Japão, a deputada destacou que o espaço há muito perpassou os limites do Brasil e hoje é conhecido no mundo. “Hoje, infelizmente, muitos sergipanos não conhecem o Parque dos Falcões que é tão importante para o alavancamento do turismo e, naturalmente, para a visibilidade e fortalecimento do Estado”, disse Maria, ao pedir que a presidência da Assembleia viabilizasse, através da TV Alese, uma maior divulgação de todo o trabalho desenvolvido por Percílio e seus auxiliares.