Vilma Amorim tomou posse como presidente do Tribunal Regional do Trabalho

Publiciado em 14/12/2018 as 20:26

Vilma Leite Machado Amorim tomou posse hoje como nova presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região para o biênio 2018/2020. A cerimônia aconteceu no auditório do TRT e contou com a presença do governador Belivaldo Chagas, do prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira; a vice-prefeita Eliane Aquino; o presidente da OAB/SE, Henri Clay Andrade e demais autoridades.

“A desembargadora Vilma Leite assume um cargo extremamente importante, que é a presidência do TRT, e nós aqui estamos, representando o Estado de Sergipe, na condição de governador, e prestigiando esse momento tão importante para a Justiça do Trabalho e, principalmente, para as mulheres de Sergipe e do Brasil”, destacou Belivaldo.

Também presente na solenidade, o presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Cezário Siqueira Neto, exaltou as qualificações da nova presidente do TRT. “É um momento que nos deixa muito contente. Dra. Vilma é uma pessoa extremamente trabalhadora, uma grande profissional, bastante conhecida aqui em Sergipe e fora do nosso estado, e isso engrandece a Justiça do Trabalho local”.

Durante a cerimônia, as autoridades e convidados acompanharam as apresentações do Coral 20ª Voz, composto por servidores do TRT, além da apresentação dos alunos da Orquestra Jovem Sergipe, uma realização do governo do Estado. Em seguida, o desembargador Thenisson Santana Dória, que deixa a presidência para assumir a vice-presidência, destacou, em seu discurso, o papel desafiador do cargo a que foi confiado nos últimos dois anos. Em tempo, o desembargador ressaltou a importância da figura feminina e da mulher forte de Drª Vilma, que assume a presidência do Tribunal.

“Tenha em mim um fiel escudeiro, um coadjuvante que se sente confortavelmente feliz em amparar uma mulher forte, determinada, inteligente e sensível. Subverter a ordem e alçar a mulher à função de protagonista, privilegiando a equidade de gênero, é uma luta que abraço e caminho lado a lado com cada mulher presente nesta sala”, discursou o vice-presidente empossado.

Quebrando o protocolo, logo após a leitura e registro dos termos de posse dos que compunham a mesa, a presidente empossada agradeceu a presença de todos e registrou a necessidade de encerramento da solenidade. De acordo com a desembargadora, o regimento limita 70 minutos de solenidade, e avisou que os discursos a serem feitos seriam respeitosamente publicados no site do Tribunal.

A nova presidente

Vilma Leite Machado Amorim foi nomeada pelo Presidente da República, em 24/05/2018, para exercer o cargo de Juíza do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 20ª Região, ocupando a vaga de desembargador destinada ao membro do Ministério Público do Trabalho, em decorrência da aposentadoria do desembargador Carlos de Menezes Faro Filho.

Procuradora do Trabalho durante 22 anos, Vilma Leite Machado Amorim é natural de Itabaiana, graduada em direito pela Universidade Federal de Sergipe, mestre em direito pela mesma Universidade, especialista em direito público e em direito do trabalho. Com extensa carreira na área trabalhista, a nova presidente do TRT também atuou como professora substituta da Universidade Federal de Sergipe e professora-assistente da Universidade Tiradentes.