Festa dos Caminhoneiros de Itabaiana: tradição, cultura e empreendedorismo no coração de Sergipe

Publiciado em 20/05/2022 as 16:36

A Festa e Feira do Caminhoneiro, uma das festividades mais tradicionais de Sergipe, é realizada no município de Itabaiana, cidade localizada no agreste sergipano, à 54 km da capital.

Realizada desde 1966, a festa possui mais de meio século de tradição. Mas, você sabia quem idealizou esse evento que é considerado o maior do Brasil em relação aos caminhões? Foi Antônio Francisco da Cunha, popularmente conhecido como Rolopeu.

Hoje, com o passar dos anos, a festa e feira do caminhão tomou proporções nacional. No mês de junho, turistas de todo Brasil voltam seus olhares para Itabaiana, cidade que ostenta o título de Capital Nacional do Caminhão.

A festa é dividida em três etapas. A primeira dela, a Feira do Caminhão, é uma boa oportunidade de negócios para quem é do ramo. A cidade fica repleta de pessoas em busca de veículos da mais alta qualidade.

No segundo momento, acontece a Festa dos Caminhoneiros com diversas atrações musicais, de renome nacional, como também atrações culturais, mantendo a tradição do município. Neste ano, a festa acontecerá do dia 10 ao dia 12 de junho. A expectativa é de muita movimentação na cidade. Durante a festa, também é realizada a carreata mirim, onde diversas crianças desfilam com seus caminhões em miniatura. Também é onde acontece o desfile da rainha dos caminhoneiros, na categoria adulto e infantil.

Já no terceiro momento, acontecem as celebrações voltadas ao padroeiro serrano, Santo Antônio. O Trezenário, como é chamado, iniciará no dia 31 de maio e se estenderá até o dia 13 de junho, onde irá ocorrer uma procissão em alusão à data. Devotos e fiéis se reúnem em uma só fé para celebrar este momento.

Com a realização da festa, que foi suspensa dois anos por conta da pandemia, todos os setores são beneficiados: indústria, comércio, turismo, hotelaria, alimentício. Com a cidade cheia, a economia é aquecida, restaurantes e hotéis ficam sempre lotados ao ponto de muitas pessoas buscarem suas reservas em municípios vizinhos devido a dimensão do evento.

A expectativa para a edição deste ano é que cerca de R$ 20 milhões sejam movimentados. Apesar de ainda não ter ocorrido nem o anúncio da programação oficial da festa- que será na próxima segunda-feira (23), durante uma coletiva de imprensa no Sesc (Itabaiana)- a Festa e Feira do Caminhão já é um sucesso.