Baneseanos fazem campanha para ampliar estoque de sangue do Hemose e do IHHS

Publiciado em 27/06/2022 as 20:31

Uma ação com potencial para ajudar a salvar as vidas de até 280 pessoas. Esse foi o resultado do mutirão de doação de sangue realizado por meio da parceria entre o Banese, o Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e o Instituto de Hematologia e Hemoterapia de Sergipe (IHHS), nos dias 21 e 22 de junho, no Centro Administrativo (CAB) do banco. A campanha contou com a participação de 70 baneseanos, sendo que cada doação pode ser direcionada para até quatro pacientes.

 

O objetivo da iniciativa foi ajudar a melhorar os estoques do Hemose e do IHHS, que no início de 2022 apresentaram baixa na quantidade de bolsas, além de dar visibilidade às ações do junho vermelho, mês no qual se comemora o Dia Nacional do Doador, em 14 de junho, e destinado à conscientização da importância da doação de sangue. Para facilitar a participação dos colaboradores do Grupo Banese, cada hemocentro levou ao CAB a coleta itinerante: o Hemose no dia 21, e o IHHS no dia 22 de junho.

 

Após uma lacuna de dois anos, causada pela pandemia de Covid-19, a campanha voltou a ser organizada pelas Áreas de Saúde, Bem-Estar e Diversidade (ASBEM) e de Comunicação e Publicidade (ARCOP) do Banese. Para a gerente da ASBEM, Denise Delgado, o resultado da iniciativa foi satisfatório e mostrou que a união dos baneseanos, mais uma vez, fez a diferença.

 

“Mesmo tendo sido um bom resultado, sempre podemos melhorar, e como recebemos alguns pedidos de colaboradores que não puderam participar desta edição, já está na nossa pauta realizar nova campanha no segundo semestre, inclusive, com melhorias e novidades. Promover ações de bem-estar e diversidade são sempre essenciais para nós”, destaca a gestora.

 

Ato de empatia

 

Ela acredita, ainda, que através da doação de sangue é possível fazer com que haja empatia, à medida em que o doador possa enxergar as necessidades do próximo, e contribuir para que sejam supridas. “E dessa forma nos tornamos pessoas melhores, mais justas e igualitárias”, afirma Denise Delgado.

 

Vanessa Alves de Oliveira Lima, funcionária do Banese na Área de Automação, Autoatendimento e Autorizadores (AUDAZ), sabe bem o quão importante é a doação de sangue, pois há mais de cinco anos contribui regularmente com o Hemose. A primeira doação foi para atender um pedido de amigos que faziam campanha em prol de uma colega, e desde então, esse importante ato de amor ao próximo não saiu mais da vida da baneseana.  

 

“Depois desse dia vi como o processo é bem tranquilo, e passei a doar três vezes por ano, respeitando o limite mínimo de três meses entre as doações. O ato de doar é um gesto enorme de solidariedade, pois enxergamos a necessidade do próximo, sem falar no sentimento de gratidão que a doação proporciona. E é um procedimento muito simples, rápido e que não causará prejuízo algum”, evidencia Vanessa Alves.

 

Reforçando a corrente do bem

 

E teve quem atendesse ao chamado de ser doador pela primeira vez, a exemplo de Catarina Donato Silvestre Sampaio, funcionária do Banese na Área de Licitações (ARLIC). Assim como para Denise e Vanessa, Catarina Donato classifica a doação de sangue como um ato de amor e cuidado com o próximo, por isso, aconselha a quem pode doar e ainda não se voluntariou, que comece o quanto antes esse movimento, pois “doar sangue alimenta a vida do próximo e a nossa também”, ressalta.

 

Este conselho de Catarina é reforçado por Vanessa Alves. “Doe sangue e ajude outras vidas, a sensação de poder ajudar é maravilhosa. Sem a doação voluntária não é possível atender a demanda de procedimentos cruciais para a vida das pessoas. Faça sua parte, independentemente de ter parentesco com quem receberá a doação”, orienta. 

 

Doações do Banese

 

As campanhas de doação de sangue junto aos colaboradores do Banese iniciaram em 2009, através de uma parceria entre a medicina ocupacional e a Caixa de Assistência dos Empregados do Banese - CASSE.

 

 

Ascom Grupo Banese