Senac Sergipe completa 75 anos transformando vidas pela educação profissional

Publiciado em 12/08/2022 as 23:19

O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) em Sergipe celebra 75 anos, neste 13 de agosto, formando gerações de profissionais qualificados, transformando milhares de vidas e oportunizando a construção de histórias de sucesso. O Senac iniciou suas atividades em 1947 quando foi instalada a Delegacia Regional do Senac e empossado o Conselho Consultivo na então Associação Comercial de Sergipe, hoje Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Sistema Fecomércio Sesc/Senac).

Para o presidente do Sistema Fecomércio Sesc/Senac, Marcos Andrade, o Senac tem papel fundamental na manutenção e disponibilização de trabalhadores qualificados e atualizados com as necessidades do mercado de trabalho. "O Senac completa 75 anos de história em Sergipe. História marcada pela qualificação de quase um milhão de sergipanos ao longo de sua trajetória na educação profissional do estado. Formando pessoas preparadas para o mercado de trabalho e para a vida, pois o ensinamento que promovemos no Senac não se resume ao aprendizado profissional, ensinamos empreendedorismo, ética, respeito às pessoas” ressalta. 

Em Sergipe, a instituição tem um legado que marca o papel da qualificação profissional de jovens e adultos para os setores do comércio de bens, serviços e turismo. Somente nos últimos oito anos, mais de 170 mil pessoas foram formadas pelo Senac e ingressaram no mercado de trabalho formal ou trilharam a rota do empreendedorismo individual. O Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial oferta educação nas modalidades de formação inicial e continuada e técnica conciliando ações mercadológicas e de promoção social. 

“O Senac é uma escola que transforma vidas para melhor e leva as pessoas a novos horizontes pessoais e profissionais. O curso dos 75 anos de atuação do Senac em Sergipe, mostra porque somos a maior e melhor escola de ensino técnico, profissionalizante e qualificatório do estado. Quem é Senac, tem um grande diferencial no mercado, porque as empresas sabem que nossos alunos são os melhores em termos de qualificação desde o início de nossa história”, destaca Marcos Andrade

Em 75 anos de história, o Senac já realizou ações educativas como palestras, eventos e formações nos 75 municípios sergipanos. Hoje, possui sede nos municípios de Aracaju, Itabaiana, Lagarto, Propriá, Tobias Barreto, Nossa Senhora da Glória, além de também oferecer serviços no Centro de Gastronomia, Restaurantes Escola e Unidade Móvel.

PSG

O Programa Senac de Gratuidade (PSG) disponibiliza cursos gratuitos que transformam vidas e oportunizam o crescimento e empreendedorismo dos seus participantes. Em oito anos, mais de 60 mil pessoas se matricularam no programa que é o início da mudança de vida e a chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho cada dia mais competitivo. Até o momento, em 2022, mais de 4.500 matrículas já foram realizadas.



Empregabilidade

O Senac disponibiliza, não somente a formação, mas também a colocação do profissional no mercado de trabalho com o Banco de Oportunidades - Senac Carreiras. Este, é um serviço gratuito que promove a integração entre egressos, mercado de trabalho e empresas. Nos últimos anos, mais de mil empresas disponibilizaram vagas a fim de captar profissionais qualificados pelo Senac. Para que essas empresas possam realizar sua seleção, mais de cinco mil currículos de egressos cadastrados em nosso banco de currículos foram disponibilizados paras as empresas. 

Sueleyde Maciel, hoje colaboradora do Senac no Restaurante Escola Senac Bistrô, começou a escrever sua história de transformação de vida em 2016 quando participou, pelo PSG, do curso de Garçom. Em 2017, não perdeu a oportunidade e complementou sua formação com o curso técnico de Nutrição e Dietética. 

“O Senac foi e vai continuar sendo uma instituição surpreendente e de extrema importância na vida do aluno. Por ter sua missão de educar, ensinar e encaminhar ao mercado de trabalho. Aqui eu pude deixar meu currículo melhor com mais experiências profissionais. O melhor de tudo é que depois de eu ter sido aluna, poder fazer parte da família Senac só me faz agradecer e não canso de convidar meus amigos e conhecidos a se profissionalizarem no Senac. Sou muito grata a tudo”, finaliza Sueleyde.

 

 

Da Assessoria