Exposição e visita guiada especial marcam abertura da Semana de Museus no Museu da Gente Sergipana

O conjunto de ações propostas pelo Museu trabalha de forma comprometida o tema ‘Museus e Paisagens Culturais’, transpondo os muros do Museu da Gente Sergipana e levando o público para outros contextos que refletem algumas das paisagens culturais do nosso estado

Publiciado em 25/05/2016 as 15:16

O Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda iniciou nesta terça-feira, 24, a 14ª Semana de Museus. Uma semana de múltiplas ações dedicadas a provocar, debater e refletir sobre a diversidade paisagística sergipana e sua importância na valorização das culturas. Aderindo ao tema ‘Museus e Paisagens Culturais’, proposto pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram)/Ministério da Cultura, o Museu da Gente Sergipana oferece uma programação que contempla visita guiada, roda de conversa, exposição de espécimes da paisagem litorânea e passeio de tototó pelo Rio Sergipe.

Com a parceria da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), esse primeiro dia de atividades contou com a exposição ‘Museu Vivo: Reserva do Caju’, que exibiu espécimes da paisagem litorânea sergipana, a exemplo de mudas da mangabeira, jenipapeiro, frutos nativos da mata atlântica, além de métodos de controle biológico de pragas e técnicas agropecuárias que permitem a convivência sustentável do produtor com o meio e os recursos naturais. Outra atividade realizada, e que continuará até a sexta-feira, foi a visita guiada ‘Atheneuzinho, 90 anos de história, educação e memória’, ação educativa conduzida pelos educadores do museu que oferece um passeio especial focado na arquitetura do prédio que completa esse ano nove décadas de existência.

O conjunto de ações propostas pelo Museu trabalha de forma comprometida o tema ‘Museus e Paisagens Culturais’, transpondo os muros do Museu da Gente Sergipana e levando o público para outros contextos que refletem algumas das paisagens culturais do nosso estado. “Cada uma dessas atividades faz referência a paisagens culturais ou a elementos dessas paisagens, expressando a relação que os museus devem ter com os mais diversos contextos. A mostra da Embrapa trouxe a mangabeira como um dos elementos importantes da paisagem litorânea. A visita guiada mostra a arquitetura desse museu, que compõe uma paisagem cultural. Afinal, falar de paisagem cultural é falar de meio ambiente, de patrimônio imaterial, patrimônio material e tudo isso está representado nas atividades dessa semana”, destaca Katiane Alves, coordenadora do Museu da Gente Sergipana.

Para o jornalista da Embrapa, Saulo Coelho, a parceria com o Museu da Gente Sergipana orgulha e reafirma a missão da Embrapa. “Dá orgulho e uma sensação de missão cumprida desenvolver essa ação em parceria com o Museu da Gente Sergipana, que é um dos principais meios de manutenção e conservação da identidade do sergipano. Com essa parceria, a gente agrega à identidade social do nosso povo, os nossos ecossistemas e a nossa riqueza natural. Foi muito gratificante ver os visitantes, em especial as crianças, percebendo que tudo que eles vestem, comem, gostam e apreciam tem muita ciência e pesquisa envolvida para agregar valor e gerar produtos cada vez melhores”, afirma Saulo.

Um público expressivo passou pelo Museu da Gente Sergipana e participou das ações da abertura da Semana de Museus. Sergipanos, turistas e em especial estudantes da capital e do interior, saíram com uma bagagem de informações importantes sobre os temas abordados. A estudante Raianne Lavínia da Silva Rodrigues, 12 anos, fala de suas impressões sobre a exposição da Embrapa. “Eu conheci muitos alimentos e insetos que eu nem sabia que existiam. São muitas espécies interessantes, foi uma boa oportunidade para a gente entender melhor a evolução das plantas e dos animais e o quanto eles são importantes para a nossa vida”, diz.

Sobre a visita guiada pelo Museu, o estudante que veio do município de Salgado, Jheyfson Oliveira, 13 anos, se surpreendeu com a restauração do Museu da Gente. “Achei muito interessante essa comparação que mostraram através de vídeo, de fotos e também do que os guias nos disseram. Deu para imaginar como as coisas funcionavam antes aqui dentro e como elas funcionam hoje. Fiquei impressionado como um prédio quase destruído se transformou em um museu tão novo e divertido como esse”, registra Jheyfson.

A programação continua amanhã, 25, às 10h com a mesa redonda ‘Paisagens Culturais e Ações Educativas’, com a participação de técnicos e pesquisadores do Museu da Gente Sergipana, do Iphan, e da Embrapa Tabuleiros Costeiros e com mais visita guiada, às 11h e às 15h, seguindo no dia 26; e no dia 28 a programação será encerrada com um passeio de Tototó pelo Rio Sergipe. O acesso às atividades é gratuito, exceto o passeio de tototó, cujo valor de 20 reais será pago diretamente à Associação de Tototós. Para participar da visita guiada e reservar o passeio de tototó, os interessados devem entrar em contato com o Instituto Banese através do telefone (79) 3218-1551.
‘Museus e Paisagens Culturais’

O tema escolhido para a 14ª Semana de Museus reforça o papel sociocultural das instituições museais na perspectiva em que abrem suas portas para os contextos externos e para a necessidade de valorização das culturas e diversidades paisagísticas do Brasil. Dessa forma, a semana de museus desse ano simboliza um convite para que o território seja compreendido ou ressignificado como espaço cultural vital das comunidades. É também uma ocasião propícia para os museus fortalecerem laços e atuações com suas paisagens culturais.

Da ASN