Exposição Entre Linhas e Traços é lançada na Galeria J. Inácio

Publiciado em 16/03/2018 as 12:59

Obras construídas a partir de objetos do cotidiano e até descartados compõem a exposição “Entre Linhas e Traços”, da artista visual carioca Maria Francisca, lançada nesta quinta-feira, 15, na Galeria de Arte J. Inácio. A mostra é a primeira das seis exposições selecionadas pelo Edital de Ocupação 2018, promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e segue aberta ao público até o dia 13 de abril.

A mostra traz uma proposta estética diferente, com peças construídas em séries e formas geométricas. “São desenhos que não representam nenhuma figura ou objeto reconhecível; são a experimentação de uma escultura que chega a uma ausência de profundidade quase total”, explicou a artista.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Secult lança o edital. Em 2017, 36 projetos foram inscritos concorrendo pelas seis mostras que foram realizadas ao longo do ano. Já nesta terceira edição, a procura de artistas aumentou, com um total de 58 propostas inscritas. As seis mostras estão definidas em um calendário que segue até dezembro.

Para a diretora da Galeria, Jane Junqueira, o aumento de inscritos este ano se deve a credibilidade que foi alcançada pela Secult através do edital. “O número de projetos que participantes superou a nossa expectativa. Foram 34 projetos de fora de Sergipe, e 24 projetos de artistas locais. A secretaria trabalha com muita transparência, de forma democrática, dando espaço e liberdade para que todos os artistas se expressem através da sua arte, identificando, dando credibilidade e reconhecendo o seu talento”, destacou.

O superintendente executivo da Secult, Irineu Fontes, esteve presente no lançamento da exposição e também demonstrou satisfação com o sucesso do Edital. “Este modelo de seleção é o caminho correto, democrático. O Brasil já sabe que existe um edital de artes visuais para a Galeria J. Inácio. Em breve, esse espaço será amplamente reformado, em uma parceria com empresa CELSE. Ficamos muitos felizes em verificar a satisfação tanto do público, que visitou as exposições, quanto dos artistas, que participaram”, afirmou.

A exposição é composta por cerca de 20 obras, que misturam técnicas como grafite, colagem, linha, tipos variados de papéis, tecidos, entre outros materiais, formando mosaicos com círculos, quadrados, e outras formas.

Promovido pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult), o Edital de Ocupação da Galeria J. Inácio visa estimular a produção arte visual em Sergipe, assim como oferecer ao público acesso a mostras de qualidade. Cada um dos selecionados irá receber R$7mil, financiados com recursos do Fundo de Desenvolvimento Cultural e Artístico (FUNCART).

A Galeria de Arte J. Inácio, está situada anexa à Biblioteca Pública Epifânio Dória, na Rua Vila Cristina, s/n, Bairro Treze de Julho. Grupos e escolas interessadas em agendar visita, podem entrar em contato pelo telefone (79) 3179 – 1969.