Escola de Artes da Prefeitura recebe mais de 1,7 mil inscrições para cursos e oficinas

Publiciado em 07/02/2020 as 11:53

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), lançou um Edital da Escola Oficina de Artes Valdice Teles, para inscrição e preenchimento de 618 vagas, disponibilizadas para 35 cursos. Entre os dias 27 de janeiro e 3 de fevereiro, cerca de 1.766 pessoas se inscreveram para Cursos Livres e Oficinas Básicas.

Agora os inscritos aguardam o período de seleção, que acontece entre os dias 10 a 20 de fevereiro. Durante essa etapa, professores da Valdice Teles farão entrevistas com os candidatos para avaliar o grau de interesse e de afinidade com os cursos para os quais se candidataram.

“Essa modalidade de inscrição, via edital, e posterior seleção por meio de entrevista com os professores, visa democratizar e racionalizar o acesso à Valdice Teles, uma vez que era comum que os alunos se matriculassem e não prosseguissem nas oficinas e cursos, gerando gastos desnecessários para a Prefeitura. Então, além expandir o número de vagas, nós garantimos que elas estarão à disposição de quem realmente tem interesse”, explica o presidente da Funcaju, Luciano Correia.

Os cursos básicos são modulares, ou seja, duram dois anos e o aluno deve renovar sua matrícula a cada semestre. Nesse tipo de curso foram ofertadas 379 vagas, distribuídas em aulas de acordeon, bateria, bateria para crianças, contrabaixo elétrico, cavaquinho, gaita diatônica, guitarra, percussão, percussão, piano, teclado, técnica vocal, ukulelê, violino, violoncelo, violão clássico e popular, dança contemporânea, dança e consciência corporal, teatro, teatro de adolescentes, aquarela, desenho para crianças e escrita criativa.

As 279 vagas restantes correspondem às oficinas livres, que duram entre seis meses a um ano. As vagas disponibilizadas oferecem conhecimento nas áreas de harmonia, iniciação no violão, improvisação, musicalização, teatro musical, ballet adulto, dança afro, dança e consciência corporal, dança de salão, dança do ventre e poéticas escritas.

Além dos cursos básicos e das oficinas livres, a Escola Oficina de Arte Valdice Teles, também oferta as Oficinas Avançadas. Porém, elas não são regidas pelo edital por serem desenvolvidas durante todo ano, como a oficina de Hold e Direção de Palco, realizada recentemente.

“A parte teórica dessa oficina foi dada aos alunos no Teatro João Costa e a parte prática foi executada durante o Projeto Verão 2020. Além de formar pessoas para tocar instrumentos e se apresentarem em shows, também as capacitamos para trabalhar nos bastidores das apresentações, pois isso também movimenta a economia cultural e gera oportunidades para os jovens”, explica o coordenador da Valdice Teles, Everson Vieira.

Da AAN