Nota de Esclarecimento: Amsia Motors

Em nota, Governo do Estado comenta a decisão da Amsia Motors por implantar-se em Sete Lagoas-MG

Publiciado em 22/12/2015 as 13:48
Divulgação

O Governo de Sergipe esclarece, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), que em momento algum deixou de cumprir o que foi solicitado pelos executivos da Amsia Motors, para instalação de uma fábrica do grupo em Sergipe. De acordo com o secretário Chico Dantas, desde que foi assinado o protocolo de intenções com o Governo do Estado, há dois anos, e após inúmeros contatos e reuniões através de videoconferências, não foi concretizado nada para a instalação do grupo em Sergipe, por eles terem descumprido os procedimentos legais que constavam no documento e sequer terem feito o registro da empresa na Junta Comercial (Jucese). De origem árabe e com capital chinês, a Amsia Motors demonstrou intenção de instalar em Sergipe a primeira fábrica de veículos automotores do Estado e após esse longo período agora anuncia na imprensa que vai levar o empreendimento para o município de Sete Lagoas, em Minas Gerais.


“Desde que o Governo de Sergipe iniciou os contatos com os executivos do grupo, reservamos uma área de altíssima qualidade, na Barra dos Coqueiros, para a instalação da empresa, sempre estivemos à disposição para atendê-los e eles nunca cumpriram uma vírgula do que foi pactuado, inclusive uma delas, elementar para que o processo pudesse andar, seria a abertura de uma empresa na Junta Comercial, mas mesmo diante de todas as facilidades apresentadas pela Jucese e Sedetec na época e ainda esse ano, eles nunca se preocuparam em abrir a empresa e sequer mandaram os documentos necessários para isso”, esclareceu o secretário.

De acordo com ele, o Governo do Estado ofereceu como benefícios tudo o que podia e está previsto no Programa Sergipano de Desenvolvimento Industrial (PSDI). “Eles teriam praticamente a isenção do ICMS devido, visto que de 100% o grupo só iria pagar 8%, mas sequer tratamos pessoalmente com nenhum executivo do grupo depois que foi assinado o protocolo de intenções, ou seja, oferecemos todas as vantagens legais possíveis, mas a empresa nunca avançou e nem deu um indicativo concreto de que viria se instalar em Sergipe”, disse Chico Dantas ao ressaltar que o Estado não tem o que lamentar. “Sergipe não está perdendo nada, porque não podemos perder o que na verdade nunca tivemos”, afirmou se referindo ao fato do grupo ter anunciado na imprensa que agora irá instalar a fábrica no Sudeste do país.

Da Ascom/SEDETEC