Ford e Volks anunciam parceria global para desenvolver veículos comerciais

Publiciado em 19/06/2018 as 22:10


A Kombi do futuro poderá ter um toque norte-americano: Ford e Volkswagen irão desenvolver novos carros em conjunto, com foco em veículos comerciais. O anúncio foi feito nesta terça-feira (19), em um comunicado dividido pelos presidentes das duas empresas.

As montadoras afirmam que, a princípio, essa aliança estratégica não envolverá aportes financeiros entre as empresas e tampouco trocas de ações. Os detalhes serão divulgados de acordo com o avanço das negociações, diz o comunicado. A potencial cooperação industrial com a Ford é vista como uma oportunidade para melhorar globalmente a competitividade das duas empresas, disse Thomas Sedran, diretor do Grupo de Estratégia da Volkswagen.

O anúncio ajuda a entender movimentos recentes das duas fabricantes. Em outubro, a Ford anunciou que concentraria seus investimentos futuros em utilitários esportivos e picapes, modelos em ascensão globalmente. As plataformas desses tipos de veículos são as mesmas utilizadas em automóveis de uso comercial, como os furgões.

Na Volkswagen, protótipos do que seria a nova Kombi têm sido exibidos em salões internacionais, sempre com motorização elétrica. Contudo, a marca precisa ser mais competitiva mundo afora no segmento de veículos voltados para o trabalho -e por isso ainda precisa de motores a diesel, que estão no centro de um dos maiores escândalos do setor automotivo.

A montadora alemã adulterou, por meio de um software instalado em carros do grupo, os dados de emissões de modelos a diesel. A fraude, descoberta em 2015, ainda tem desdobramentos. O mais recente é a prisão do presidente da Audi, Rupert Stadler, por ocultação de provas. O executivo foi detido nesta segunda (18).

Ford e Volkswagen já formaram uma só empresa no Brasil, a Autolatina. A parceria foi anunciada em 1987 e os primeiros produtos feitos em conjunto chegaram as lojas em 1990. A Volkswagen tinha o controle acionário. Os produtos deveriam ser complementares, mas disputavam os mesmos segmentos. A Ford tinha o Verona e a Volks, o Apollo. Eram basicamente o mesmo carro, o que também ocorria com os sedãs médios Versailles e Santana.

Os Volkswagen Logus e Pointer usavam a mesma plataforma do Ford Escort, apesar de terem carrocerias diferentes. Os últimos carros da Autolatina foram produzidos em 1996. Contudo, as marcas ainda não anunciaram como se dará a parceria no Brasil. A Volkswagen terá uma nova picape de porte médio-compacto no Brasil, que deve ser lançada em 2020 e faz parte dos R$ 7 bilhões que estão investidos em suas fábricas nacionais. A Ford não tem nada nesse segmento, mas ofereceu até 2014 uma van de porte grande no país, a Transit.

A produção em conjunto de um furgão para atrair o público que comprava a Kombi -que deixou de ser produzida há quatro anos- é uma das possibilidades para o Brasil. As marcas ainda não confirmaram quais serão os novos produtos.