Jogos da Primavera continua com inscrições abertas

Evento é a maior competição escolar desportiva de Sergipe

Publiciado em 22/07/2016 as 08:57

Com a finalidade de elevar a participação das instituições de ensino em atividades esportivas e resgatar a função social do esporte como elemento de cultura para todas as redes de ensino de Sergipe, através de ampla mobilização da juventude estudantil, o Governo do Estado promove anualmente os Jogos da Primavera.

Organizados pela Secretaria de Estado da Educação (SEED), os Jogos chegam a 2016 à sua XXXIII edição, e as inscrições para todas as modalidades da competição podem ser efetuadas pelas escolas até o próximo dia 31, por meio do endereço virtual http://seed.se.gov.br/jogos/.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Física (DEF), da Secretaria de Estado da Educação (Seed), Maria Auxiliadora Pires, os jogos permitem a descoberta de novos talentos do esporte em Sergipe.

"Através das atividades esportivas, crianças e jovens constroem valores, conceitos, socializam-se e, principalmente, são capacitados a lidar com o cotidiano", afirma a diretora do DEF.

Futsal

Assessor do DEF, o professor Gladston Lisboa explica que este ano a novidade para as equipes de futebol de salão é que elas não serão mais divididas por Diretorias Regionais de Educação (DRE), mas sim por região geográfica.

"Essa modificação facilita a logística e a organização da competição. A seletiva vai acontecer primeiro no munícipio que tiver mais de uma equipe inscrita, e logo depois as provas serão entre as regiões que esses municípios integram", explica.

Vale destacar que o número de vagas para a fase final é diretamente proporcional ao número de inscritos por grupos, a exemplo do município de Aracaju, que contou com uma maior quantidade de equipes inscritas. Sendo assim, o número de vagas disponíveis será maior.

Serão oito regiões que irão competir, e das 121 equipes, 32 garantirão vagas para a fase final. A seletiva terá início no dia 26 de julho.

Modalidades

A competição conta com 18 modalidades, quatro das quais são coletivas, como futsal, basquetebol, voleibol e handebol.

Já as demais modalidades permitem competições individuais: atletismo, natação, voleibol de praia, xadrez, badminton, ginástica artística, ginástica rítmica, ciclismo, judô, karatê, luta olímpica, paratletismo, paranatação e tênis de mesa.

Para mais informações, consulte o regulamento na página da competição (http://seed.se.gov.br/jogos/), ou entre em contato com o DEF/SEED através dos telefones: 3194-3368 e 3194-3369.

Fonte: Ascom/SEED