Seminário na Alese debate experiências que deram certo na educação pública

Seminário foi montado de acordo com as experiências bem sucedidas na Bahia, com base no sistema educacional Escola Parque

Publiciado em 29/07/2016 as 15:54
Jorge Henrique/Agência Alese

Num momento em que a educação pública é alvo de debate por causa da falta de investimentos e da perda de qualidade, a Comissão de Educação, Cultura e Desporto da Assembleia Legislativa de Sergipe reúne educadores para discutir “As Experiências que Deram Certo na Educação Pública”, seminário idealizado pela deputada Ana Lúcia. Casos de sucesso, como a experiência do Centro Educacional Carneiro Ribeiro – Escola Parque, situada em Salvador (BA), são mostrados como exemplo de que a educação precisa ser rediscutida e se tornar uma prioridade para os gestores.

A deputada Ana Lúcia, que visitou experiências bem sucedidas na Bahia, afirma que o sistema educacional Escola Parque, criado pelo educador Anísio Teixeira, democratiza o ensino e serve de referência de escola pública no país. “Queremos que Sergipe tenha uma Escola Parque e que todas as escolas públicas do Estado tenham esse mesmo padrão”, disse a deputada, que destacou o papel inovador do educador baiano defensor da tese de que o movimento da Escola Nova, que tinha como princípio a ênfase no desenvolvimento do intelecto e na capacidade de julgamento, em preferência à memorização.

A Escola Parque desenvolve ações e projetos de integração com a comunidade, não apenas com os estudantes. “São experiências muito importantes, que não exigem tanto investimento em recurso, mas que precisam, acima de tudo, de vontade política para motivar essa juventude a frequentar a escola, a gostar de estudar, a terminar seus cursos, numa perspectiva de emprego, renda e inclusão social”, observou a deputada.

Coordenadora Pedagógica da Escola Parque, Ivonete Barreto Amorim disse que o princípio democrático é a maior virtude do modelo aplicado na unidade. A escola está situada numa área de extrema pobreza, num bairro de periferia, e cumpre um papel social de grande relevância. “Quando falamos em democracia não se trata de uma falácia. Os alunos escolhem o tema pedagógico que será usado durante o ano. O trabalho pedagógico é o desenho da escola, é o que norteia a escola”, explicou.

A primeira experiência tratada no seminário foi a que funciona no Centro Educacional Carneiro Ribeiro. Nesse sistema, adotado na unidade, as escolas oferecem o currículo básico e propõem acesso a aprendizagens sobre trabalho e à cultura ampla da humanidade, possibilitando o desenvolvimento do senso de responsabilidade, de ação prática e de criatividade. “A palavra Escola Parque me agrada porque reúne uma grande estrutura, envolve responsabilidade. Tudo é muito grande. Temos um teatro com capacidade para 568 lugares e vivência na prática o que se aprende na teoria”, declarou a coordenadora de Núcleo de Pluralidade Artística do Centro Educacional Carneiro Ribeiro, Silvana Maia Carvalho.

“A escola que Anísio Teixeira deixou é uma escola que acolhe, que apresenta uma proposta de democratizar o ensino público, democratizar o homem. Tem a missão de preencher e provocar a sensibilidade, o ouvir e o sentir”, disse o diretor da Escola Parque, Gedean Ribeiro do Nascimento, que mostrou aos participantes do seminário detalhes do sistema de aprendizagem que torna a unidade uma referência. Gedean elogiou a iniciativa da deputada Ana Lúcia em propor um evento onde o intercâmbio de ideias pudesse gerar propostas para a escola pública de Sergipe.

O seminário mostra ainda a experiência bem-sucedida no campo, da Escola Municipal Francisco José dos Santos, localizada no Projeto de Assentamento Oito de Outubro, município de Simão Dias-SE. A escola atende desde a educação infantil até o 5º ano e, através da utilização dos princípios de organicidade, da pedagogia do trabalho, da pedagogia da história, da pedagogia do MST e da mística, consegue promover uma integração com a realidade local. À tarde seá apresentada a experiência dos Centros Juvenis de Ciência e Cultura do Estado da Bahia (CJCC).

Da Agência Alese