Unit promove debate sobre tecnologia de turbinas a gás

Publiciado em 22/11/2018 as 06:05

Engenheiros e acadêmicos da área poderão conhecer mais sobre tecnologia e aplicações de turbinas a gás em termoelétricas nesta quinta-feira (22), com a palestra do engenheiro mecânico e diretor Regional de Produtos da General Eletric (GE) para América Latina, John Mcneill Ingham. O evento corre no auditório do Bloco G, às 18h30, aberto ao público.

A GE é a empresa contratada pela Centrais Elétricas de Sergipe para construir, operar e fazer a manutenção do Complexo Termoelétrico Porto de Sergipe I, em construção na Barra dos Coqueiros. O Complexo é o maior investimento privado já realizado em Sergipe, em torno de R$ 5 bilhões. Prevista para entrar em plena operação em janeiro de 2020, a unidade terá a capacidade de gerar 1,5 mil megawatts de energia elétrica. Para dimensionar o empreendimento, deve-se assinalar que a Porto de Sergipe poderá, sozinha, atender a 15% da demanda de toda a região Nordeste.

O empreendimento inclui, além da usina termoelétrica, uma Linha de Transmissão e Instalações Offshore, que contemplam uma unidade de armazenamento e regaseificação GNL e gasoduto. Toda a tecnologia empregada é desenvolvida pela GE, como as turbinas a gás 7HA, que serão utilizadas na unidade da Barra dos Coqueiros. Para o desenvolvimento dessa tecnologia, que traz nível de poluição 90% menor que as usinas que operam a diesel, a GE investiu quase US$ 2 bilhões.

É sobre essa tecnologia que o palestrante irá falar, destacando aspectos ambientais do equipamento, bem como integração com fontes renováveis de energia. A palestra será transmitida para os campi da Universidade Tiradentes de Recife e Maceió.

Palestrante

John Mcneill Ingham é engenheiro mecânico formado pela Escola Politécnica da USP e Diretor Técnico da General Eletric.