Simula Enem 2019 tem número recorde de inscritos

Publiciado em 25/07/2019 as 19:50

O Simula Enem, promovido pelo Programa Pré-Universitário do Governo de Sergipe, implementado através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), teve neste ano um número recorde de inscritos. Ao todo, 10.295 candidatos se inscreveram para participar do simulado, ultrapassando os 10.029 do ano passado. As provas serão realizadas nos dias 18 de agosto e 1º de setembro e têm como objetivo preparar os alunos da Rede Estadual de Ensino para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Coordenado pelo Departamento de Apoio ao Sistema Educacional, o Simula Enem tem como público-alvo os estudantes do Pré-Universitário e os alunos do 3º ano do ensino médio da Rede Estadual, ou alunos em qualquer etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJAEM) da rede pública estadual. 

No primeiro dia de provas, os estudantes responderão a questões sobre Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas. Também farão uma redação de acordo com os critérios exigidos no Enem. No segundo dia, farão provas de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.

Os portões serão fechados ao meio-dia, e as provas do simulado terão início às 12h30. Os locais de prova ainda serão confirmados pelo Dase. "O Simula Enem vem numa crescente, e isso mostra a credibilidade do programa, em que os estudantes participam para testar os seus conhecimentos. É um trabalho de toda a equipe do Dase. O simulado foi criado como tem que ser, com questões inéditas, realizado em dois domingos, no mesmo horário do Enem, e é um legado que a gente deixa”, explicou o diretor do Dase, Fábio Leite.

Além de simular e preparar o aluno para uma prova extensa e cansativa, como é o Exame Nacional do Ensino Médio, o resultado do Simula Enem será disponibilizado por município, por escola e por Diretoria de Educação. O exame ainda informará as médias de cada área do conhecimento para que o aluno faça intervenções pedagógicas necessárias e se prepare melhor para o exame.

Da Ascom/SEDUC