Aula Digital chega a mais 13 escolas municipais e beneficia mais 4,5 mil alunos e professores em Aracaju

Publiciado em 01/08/2019 as 07:02
Uma das primeiras ações da atual gestão da Prefeitura de Aracaju voltada para a educação foi a adesão ao projeto Aula Digital, iniciativa do Governo do Estado em parceria com a Fundação Telefônica Vivo. Em julho de 2017, quando o projeto começou a ser implementado, a prática nas escolas municipais era outra e, assim como nos demais setores, a tecnologia se fazia necessária.
 
Hoje, o projeto já é uma realidade em 14 instituições de ensino da rede municipal e, nesta semana, o prefeito Edvaldo Nogueira estendeu a implantação, agora em sua segunda etapa, para outras 13 unidades, quando estas receberam as maletas contendo tablets, notebooks e com conteúdos escolares do currículo da rede, para que as aulas sejam mais dinâmicas e interativas. Esta segunda fase do projeto contempla mais 190 professores e outros 4.400 alunos da rede municipal de Ensino de Aracaju. 
 
O Aula Digital vem atuando em Aracaju oferecendo, além da formação a professores, conteúdos pedagógicos digitais, equipamentos tecnológicos e acompanhamento escolar. Para a etapa de formação e acompanhamento das escolas, a Fundação Telefônica Vivo conta com a parceria do Instituto Paramitas, que desenvolve ações para a melhoria da qualidade educativa e social.
 
Esse foi mais um passo dado na construção da cidade inteligente, que vem a se somar à instalação da fibra ótica em todas as unidades de ensino da rede municipal, com internet de alta velocidade; e à implantação da Matrícula Online. Até o ano que vem, a Prefeitura vai avançar ainda mais com outro projeto, que dará a cada aluno um cartão com todas as informações da sua vida escolar.
 
Todos esses ganhos e perspectivas têm sido combustível para os profissionais da rede municipal de ensino, como é o caso da diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ana Luiza Mesquita, Érica Rejane dos Santos. A unidade teve reforma entregue em março deste ano e, agora, será uma das contempladas pelo Aula Digital.
 
“A tecnologia é sempre muito bem vinda, principalmente quando ela vem junto com a educação. É visível a evolução que está acontecendo na educação da rede municipal, é muito claro o esforço que a Prefeitura tem feito. Essa melhoria tem sido refletida, por exemplo, na procura pela escola. Os pais têm se interessado mais e, com certeza, isso já é o resultado de uma boa educação. Os profissionais também têm buscado se especializar cada vez mais e a própria Semed [Secretaria Municipal da Educação] oferece capacitações, então, é um conjunto de fatores muito positivos”, ressaltou Érica. 
 
Há 14 anos atuando na área da educação, a coordenadora da Emef Odília de Araújo Macêdo, Tânia Cristina, acredita que a atual gestão do município tem atuado com responsabilidade e comprometimento. A escola na qual trabalha foi contemplada com o projeto ainda na primeira etapa. “É um recurso maravilhoso. Os alunos aprendem de uma forma diferenciada. Eles já usam a tecnologia fora da escola, então, já estão familiarizados. Tem uma gama de conteúdos que reforçam o que já se trabalha em sala de aula e os alunos já entendem e reconhecem a importância desse conteúdo. Existe um estímulo muito grande. Vejo como nos últimos anos está se investindo em modernização e em ferramentas tecnológicas que são essenciais, afinal, nos tempos de hoje, não há como trabalhar a educação sem a tecnologia. Vemos que a Prefeitura não mede esforços para oferecer o melhor aos alunos e também aos profissionais”, destacou. 
 
O projeto é composto por três etapas, no total. Em Aracaju, serão, ao final das três fases, 36 escolas, 467 professores e 11.057 alunos contemplados com o Aula Digital.
 
“É, com certeza, uma conquista para o processo que estamos introduzindo nas escolas. É uma grande expectativa. Tenho dez anos na rede municipal, cinco à frente da mesma escola, então, conheço bastante dos alunos e vejo tenho certeza que, com o projeto, só tendem a se desenvolver mais. A educação em Aracaju tem dado um salto e introduzir a tecnologia nas escolas é uma necessidade e uma realidade. Já era um pedido, inclusive, dos alunos, e está acontecendo”, completou a diretora de Emef Núbia Marques, Rogéria Mendonça.
 
Da AAN