Governo de Sergipe promove simulados para mais de 17 mil alunos das terceiras séries do ensino médio

Publiciado em 08/08/2019 as 06:55

Com o objetivo de obter um diagnóstico, verificando quais as habilidades que os alunos já desenvolveram e quais ainda precisam desenvolver ao final da etapa do Ensino Médio, habilidades contidas na Matriz do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB), o Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura (Seduc), iniciou na última segunda-feira a aplicação dos Simulados da Rede Estadual para aproximadamente 17 mil alunos das turmas da 3ª série do Ensino Médio.

As provas prosseguem até a sexta-feira (09), e estão sendo aplicadas nas escolas das dez diretorias de Educação, conforme um calendário que respeite o ano letivo de cada uma delas e que viabilize um planejamento do diagnóstico pelo Departamento de Educação (DED)/ Serviço de Ensino Médio (Semed) e Núcleo de Estudos e Pesquisas em Avaliação e Currículo (Nepac), responsáveis pela aplicação.

A diretora do Departamento de Educação, Ana Lucia Lima, destaca que o simulado é de grande relevância para diagnosticar os desafios no que concerne à aprendizagem. “Poderemos realizar a partir daí ações pedagógicas mais efetivas nas escolas, já que o Simulado nos possibilita as devolutivas detalhadas dos níveis de proficiência dos estudantes nesses componentes curriculares. Essas devolutivas serão estratégias importantes para o repensar pedagógico na escola”, avalia.

Jonniely Cruz, coordenadora do Serviço de Ensino Médio da Seduc, explica que para o acompanhamento, as escolas encaminharam às suas respectivas Regionais de Educação um cronograma com as datas da aplicação, visto que algumas realizarão posteriormente ao previsto, pois estão em período de férias ou não apresentam o mesmo calendário letivo.

Ela destaca que os alunos responderão às questões objetivas de Língua Portuguesa e Matemática, que terão um diferencial dos outros simulados, “no que tange ao objetivo primordial, de fazer uma devolutiva para cada escola em que for aplicado, não somente para serem apresentados às escolas e professores, chamar atenção, ou em hipótese alguma, treinar para avaliações externas, mas sobretudo discutir com a equipe pedagógica, gestores e professores, adentrando ao espaço escolar, convidando-os a refletirem sobre o resultado para tomarem novos direcionamentos em busca de atingir os objetivos da aprendizagem”.

Com o apoio das Diretorias Regionais de Educação e da Diretoria de Educação de Aracaju, do Departamento de Apoio ao Sistema Educacional (Dase) na reprodução dos instrumentais, do Núcleo Gestor das Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral (NGETI), a correção das provas simuladas será realizada pelo Sergipe Tec/ Coordenadoria de Informática da Educação (Codin), por meio de leitura óptica dos cartões-resposta. O Departamento de Educação, por meio do Semed e do Nepac, disponibilizará a devolutiva contendo o detalhamento dos itens/questões e seus comentários pedagógicos.

“Vale ressaltar as contribuições que os simulados, enquanto instrumento diagnóstico, podem trazer para a organização do trabalho pedagógico realizado pelas instituições de ensino, para os docentes e equipe gestora, pois, com base nas evidências coletadas por esse instrumento, é possível refletir sobre a prática pedagógica desenvolvida na escola, redefinir o planejamento de ensino e aprendizagem, modificando-o, especificando-o, aprimorando-o. Isso significa considerar que os resultados podem redimensionar objetivos e metas do trabalho pedagógico que serão desenvolvidos no Ensino Médio” destaca Jonniely Cruz.

Ela ainda lembra que os profissionais das escolas precisam estar comprometidos com a análise coletiva dos resultados da avaliação, procurando investigar e compreender a natureza dos erros e acertos dos estudantes. “Só assim a discussão desses resultados levará à tomada de decisões quanto ao trabalho a ser desenvolvido durante o ano letivo, bem como o planejamento de ações futuras que visem contribuir significativamente com a aprendizagem dos nossos jovens”, avalia.

Resultados compartilhados

Depois da análise e discussão coletiva entre alunos e professores, a escola deve avaliar a distribuição dos conteúdos/objetos de conhecimento e habilidades de leitura e resolução de problemas, no ano e ao longo do ano, determinando quais deles irão privilegiar. Também deve compartilhar as metas da escola com as famílias de seus estudantes para acolher sugestões e, por meio desse diálogo, favorecer o interesse da família pelo aprendizado de seus filhos, além de oferecer subsídios para o acompanhamento da aprendizagem. Por fim, a escola também deverá compartilhar os objetivos com os próprios estudantes para que sempre saibam o que deles é esperado e para que possam, assim, monitorar seu processo de aprendizagem.

A técnica pedagógica do Ensino Médio da DRE 2, Cleciane Santos Alves, falou sobre a importância do simulado. “A Avaliação Diagnóstica do Simulado para o SAEB é uma iniciativa louvável da Seduc, evidenciando uma política pautada na aprendizagem dos nossos alunos, o que impactará na melhoria dos resultados do Ensino Médio em Sergipe”, declarou.

Da ASN