Grupo Tiradentes oferta formação digital para professores da rede pública

Publiciado em 06/08/2020 as 07:43

Com o objetivo de estruturar e ofertar dispositivos de suporte que potencializam competências pedagógicas, tecnológicas e socioemocionais ao professor, adaptando atividades presenciais à nova realidade, o Grupo Tiradentes, por meio do Tiradentes Innovation Center e a Universidade Tiradentes, irá capacitar professores da Secretaria de Estado da Educação – Seduc.

Publicado no último dia 30 no Diário Oficial do Estado, convênio público-privado prevê a formação de 500 professores da rede pública para uso da plataforma Google for Education – que reconheceu a Unit como universidade referência em todo o mundo.

O Grupo Tiradentes reuniu um time de 20 docentes, com expertise em ensino remoto, e irá treinar os professores da rede pública por meio do Programa de Formação Docente na Era Digital – Google for Education. De acordo com o diretor de Estratégia e Inovação do Grupo Tiradentes, professor Domingos Machado, a intenção é apresentar o uso da tecnologia em sala de aula que é utilizada por inúmeras instituições em todo o mundo, inclusive as do Grupo Tiradentes.

“Queremos contribuir com as atividades de escolas do entorno da Unit durante este período de suspensão de aulas presenciais. Nossa intenção é, também, de aproximar a comunidade das ações e projetos desenvolvidos pelo Tiradentes Innovation Center. Afinal, o Centro de Inovação do Grupo Tiradentes foi criado para pensar no futuro da Educação do Brasil e no desenvolvimento da cultura da criatividade, inovação, empreendedorismo, tecnologia e cultura maker de instituições de ensino”, pontua professor Domingos.

Para o superintendente executivo da Seduc, professor José Ricardo de Santana, a parceria com a Unit busca melhorar a qualidade da educação no estado. “A intenção é que o professor tenha acesso mais customizado com o aluno, colocando material na sala de aula virtual e tendo um contato mais próximo que o espaço de sala de aula tradicional. Com isso, esperamos que consigamos atingir um público ainda maior de estudantes e dar mais oportunidades a eles nesse período crítico de pandemia”, pontua José Ricardo Santana.

A aula magna das capacitações iniciam no próximo dia 11.

Operação do Programa

O Programa de Formação Docente na Era Digital tem duração de trinta dias, prevendo medição dos resultados por meio de monitoramento quantitativo e qualitativo após o uso da plataforma nas escolas estaduais. Serão 48 aulas ao vivo ministradas sempre em duas turmas – tarde (24 aulas) e noite (24 aulas), com o mesmo conteúdo, para que o participante escolha o melhor momento de se capacitar. Serão em média 12 horas/aulas (6h/tarde e 6h/noite) por semana que ficarão disponíveis para consulta posterior no Classroom.

Todo o conteúdo do curso ficará disponível no Google Classroom até 30 dias após o término do curso para o professor escolher o melhor momento de estudar. Os professores da Unit irão interagir no ambiente virtual para responder dúvidas, passar atividades e orientar os participantes durante a capacitação.

Formação Docente na Era Digital

Em maio, 30 instituições aderiram ao projeto e 305 professores da rede particular de ensino participaram da capacitação. Confira aqui como foi.

 

Da Assessoria de Imprensa / Unit