Jovens que cumprem medidas socioeducativas em regime fechado são aprovados em curso do IFS

Publiciado em 15/01/2021 as 18:03

Dois jovens que cumprem medidas em unidades socioeducativas de regime fechado da Fundação Renascer foram selecionados para o curso Técnico em Manutenção e Suporte de Informática, do Instituto Federal de Sergipe (IFS) campus Socorro. Um dos socioeducandos é acolhido pela Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Casem) e teve as aulas iniciadas na primeira semana de janeiro. Já o segundo jovem contemplado cumpre medida no Centro de Atendimento ao Menor (Cenam) e iniciará  o curso no dia 25 de janeiro. Este último, também realizará o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 17 e 24 deste mês.

Com duração de um ano e meio, o curso técnico em Manutenção e Suporte de Informática do IFS será realizado nas unidades da Fundação Renascer na modalidade Ensino à Distância (EAD), com aulas remotas nos laboratórios de informática das unidades, pelo turno da tarde, durante três semestres. Os jovens receberão ainda aparelhos de tablet do IFS para as atividades. Para a seleção, os jovens realizaram uma prova de conhecimentos básicos e obtiveram a pontuação necessária para o curso da instituição federal.  

Um dos alunos contemplados é o jovem J. S., de 20 anos, da unidade socioeducativa Casem. Ele iniciou as aulas no dia 4 de janeiro e afirma que o momento é de transformação e aperfeiçoamento profissional. “Estou me sentindo bem ao fazer esse curso, já é mais um certificado para eu levar para o mercado de trabalho. Para mim, a educação consegue mudar a forma de pensar aqui dentro da unidade. Antigamente, meu pensamento era outro. Depois que comecei a fazer o curso, fui mudando. Assim que eu finalizar o curso e retornar ao convívio social, pretendo ir trabalhar no estado de São Paulo para poder dar o melhor a minha família”, contou o jovem. 

“É muita felicidade, é muita gratidão aos parceiros que nos ajudaram a fazer este momento acontecer. Fico muito satisfeito em ver o esforço dos adolescentes, a exemplo do jovem daqui da unidade que vem pra sala de aula pela manhã para fazer as atividades e à tarde participa das aulas. É notável o empenho deles, a vontade que eles estão mostrando a cada dia. Eu e toda a equipe estamos realizados”, enfatizou o diretor da unidade socioeducativa Casem, Rodrigo Oliveira, que trabalha no sistema socioeducativo há 14 anos, e afirma que esta foi a primeira vez que presenciou a inserção de socioeducandos da unidade na instituição federal.  

Acolhido pela unidade socioeducativa Cenam, o jovem F. C., de 20 anos foi o segundo selecionado no curso e também realizará o exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 17 e 24 deste mês. Ele relata que a expectativa para iniciar o curso do IFS é muito grande. A previsão de início é 25 de janeiro. “Me sinto tão realizado em poder fazer parte do curso promovido pelo IFS. Só tenho a agradecer a todos que fizeram com que este momento ocorresse para todos nós. Sem falar do Enem, que farei nos próximos dias. Estou um pouco ansioso, mas ao mesmo tempo com uma sensação de mudança, de vida nova”, destacou o jovem, animado.

 

Da ASN