Governador participa de solenidade de inauguração de Centro de Reabilitação da UFS em Simão Dias

Publiciado em 14/05/2022 as 07:47

O governador Belivaldo Chagas participou, na noite desta sexta-feira, 13, da solenidade de inauguração do Centro de Reabilitação e Qualidade de Vida (CRQV), no campus da Universidade Federal de Sergipe (UFS) do município de Simão Dias. A inauguração marca o início do uso do espaço, por meio de uma parceria estabelecida através da assinatura do termo de cooperação técnica entre a UFS, a Prefeitura e a Secretaria de Saúde do município de Simão Dias, onde também funcionará o Centro de Especialidades do município. 

O espaço é uma extensão do Campus Universitário Professor Antônio Garcia Filho, de Lagarto, e é formado por estruturas como salas multiuso, consultórios, laboratórios e piscina adaptada. O governador, em discurso, ressaltou a importância da obra e dos serviços oferecidos, além de fazer agradecimentos especiais à UFS.

"Quero aqui fazer um agradecimento, não apenas como governador, mas especialmente como filho de Simão Dias, à UFS, porque acreditou nessa obra, nesse sonho realizado, ao ex-senador Valadares e ex-deputado federal Valadares Filho, pelo empenho e dedicação, à epoca, para conseguir os recursos e à todos os demais envolvidos neste grande projeto. A extensão da universidade é fundamental e que bom que o município abraçou esse projeto, trabalhando de forma conjunta. Aproveito para agradecer a UFS também pela parceria no difícil momento da pandemia. Tenho certeza que salvamos muitas vidas com as decisões tomadas no Comitê Técnico-Científico, o qual vocês fizeram parte", destacou o governador.

Na oportunidade, Belivaldo falou sobre algumas ações do Governo de Sergipe no município de Simão Dias. "Informo que teremos um Centro Profissionalizante aqui, já estamos discutindo isso com a Funesa, que é nossa escola de saúde e com a UFS, para que a gente entenda qual o melhor meio, de que forma poderemos atuar para agregar à extensão da UFS. Onde funcionava o Hospital Bom Jesus, estamos construindo um pequeno Centro de Especialidades, dialogando com o município para entender as necessidades, e também estamos reconstruindo o prédio onde funcionava o Ipesaúde, para que os beneficiários da região não precisem mais se deslocar até Lagarto para buscar atendimento", complementou.

Serviços prestados
O CRQV deve ser referência nas áreas de fisioterapia e reabilitação e vai completar a formação de alunos das mais diversas áreas do conhecimento, além de ofertar atendimento de qualidade à população da região Centro-Sul de Sergipe.

Sob a gestão da Secretaria de Saúde do município, o Centro de Especialidades continuará prestando serviço nas áreas de clínica geral, cardiologia, ortopedia, ginecologia, psiquiatria, pediatria, fisioterapia, fonoaudiologia, hidroterapia, nutrição, psicologia, psicopedagogia, terapia ocupacional e o Programa Melhor em Casa.

Esse será um espaço de práticas para atividades de integração ensino-serviço, estágios, pesquisa e extensão voltadas para todos os cursos do campus. A previsão do início das atividades acadêmicas do ano 2022 seja a partir de setembro. 

Sobre a obra
Projetado em uma área de 2.373,52 m², o Centro de Reabilitação conta com estacionamento, faixa exclusiva para embarque e desembarque de pacientes, recepção, laboratório de cinesioterapia, salas multiuso, de aula, de recursos terapêuticos manuais, de reuniões, estar/lounge, elevador, administração, copa, depósito de equipamentos, piscina adaptada, depósitos gerais, banheiros/vestiários masculino e feminino adaptados, D.M.L., almoxarifado, lanchonete, CPD, consultórios, sala de descanso para funcionários, terraço, subestação, sistema de tratamento de efluentes sanitários e climatização. O projeto foi elaborado pela Divisão de Projetos (Dipro) da UFS.

Centro Especializado em Reabilitação do Estado
O estado de Sergipe também conta com outro Centro Especializado em Reabilitação, inaugurado em agosto de 2021: o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV), em Aracaju. 

Com investimento total de R$29.168.027, 44, o CER IV tem o objetivo de promover cuidados em saúde para habilitação e reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e do TEA (Transtorno do Espectro Autista), assim como desenvolver ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação de deficiências em todas as fases da vida.

Com cerca de 7.000 m² de área construída, o Centro de Reabilitação está localizado no Centro Administrativo Augusto Franco, no bairro Capucho, na capital sergipana, e sua estrutura física é considerada como uma das melhores do Nordeste. O CER IV conta com a parceria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), a partir da promoção de ensino, pesquisa e extensão dos alunos da instituição no local.

 

Da ASN