Aluna de Arquitetura e Urbanismo participa de projeto para melhoria da educação básica em Aracaju

Publiciado em 18/05/2022 as 12:23

A estudante de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Tiradentes (Unit), Maria Paula Reis Barbosa tem atuado na criação de soluções inovadoras para melhorar a educação básica em duas escolas de Aracaju: Centro de Educação e Saúde Ninota Garcia e na Escola Estadual Prof. Artur Fortes. Juntamente com o egresso de pós-graduação em Educação, Ícaro França Bastos, ela participa do Programa Tiradentes Solution Education Lab.


“O objetivo é desenvolver um modelo de sala de aula replicável, que permita a flexibilidade de layout e a execução de uma prática pedagógica que favoreça uma aprendizagem crítica ao articular as habilidades emocionais e sociais ao desenvolvimento da criatividade e dos pensamentos crítico e sistêmico”, explica a acadêmica.


A pesquisa é desenvolvida em dupla e Maria Paula prevê um futuro promissor na parceria: levar o projeto à frente para ser executado e replicado além das escolas previstas. Com a aprovação no programa, eles passarão 10 meses em Boston, nos Estados Unidos, onde está localizado o Tiradentes Institute, unidade do Grupo Tiradentes, parceira da iniciativa.


“A visita técnica será importante como meio de complementação do projeto, agregando referências externas, tanto arquitetonicamente, através das estratégias de construção das escolas e salas de aula, quanto na questão das práticas pedagógicas. Poderemos ver de perto diferentes iniciativas e práticas pedagógicas nas escolas de Boston, além de se comunicar com professores e pesquisadores da área”, acredita.


Trajetória

Quando ingressou na Unit, Maria Paula morava a mais de 100KM de distância de Aracaju, no município de Carira, e viajava diariamente para estudar na capital. “Um ano depois, me mudei para Aracaju e comecei a participar de extensões e projetos paralelos, como monitoria, participação no NUPPE (Núcleo de Projeto, Pesquisa e Extensão), estágios, entre outros”, conta.


“A universidade oferece algumas oportunidades para quem estiver atento, disponível e preparado, como no caso desse programa, o Tiradentes Solutions Education Lab”, acrescenta.


Asscom Unit