O papel do assistente social e a importância da profissão para a sociedade

Publiciado em 12/08/2022 as 23:21

O assistente social é uma profissão que surgiu e foi regulamentada no Brasil na metade da década de 1930, sendo até hoje uma profissão de suma importância para a sociedade. O profissional que trabalha nesta área, contribui não só com a melhoria da condição de vida dos trabalhadores, como também das crianças exploradas, da população em situação de rua e de todos os indivíduos que estão à margem da sociedade e que não acessam seus direitos fundamentais. 

De acordo com a tutora do curso do polo da Universidade Tiradentes (Unit) na modalidade de Educação a Distância (EAD) em Arapiraca, Érika Costa, o assistente social é uma profissão extremamente relevante por conta de inúmeros fatores. “O que ocorre é que somos profissionais demandados pelo Estado, com a finalidade de cumprir um trabalho de viabilizar o acesso dos usuários aos serviços sociais em geral. Trabalhos no campo dos direitos sociais. Levantamos bandeiras e apoiamos os movimentos sociais em suas demandas, justamente por entender que estes são compostos, majoritariamente, pela classe trabalhadora”, afirma.

É fundamental ter profissionais qualificados e capacitados para atender as demandas da sociedade que cada vez mais necessita de atenção. Por conta disso, a Unit oferta o curso de Serviço Social tanto na modalidade presencial como em EAD nos diversos polos espalhados pelo Nordeste possuindo as mesmas qualidades. 

Durante as aulas, os professores trabalham com dinâmicas e metodologias ativas para que os alunos sejam levados a refletir sobre o que tem sido aprendido teoricamente. “Situações hipotéticas são levantadas para o debate, fazendo com que os alunos desenvolvam senso crítico e se preparem para a experiência de estágio, momento em que eles têm a oportunidade de irem aos espaços sócio-ocupacionais e serem acompanhados pelos profissionais/assistentes sociais, os quais chamamos de supervisores de campo”, explica.

Mercado de trabalho do assistente social

“O mercado de trabalho é vasto, pois, a questão social está em todas as instâncias da sociedade através de suas expressões. Entretanto, infelizmente contamos com lutas diárias para a valorização da nossa profissão, à exemplo da pauta levantada incansavelmente acerca da aprovação de um piso salarial”, infere.

O profissional de Serviço Social está presente nos mais diversos campos, no setor público, privado, ou ainda em organizações não governamentais. No poder público, ajuda a implementar a política de assistência social em qualquer uma das áreas que perpassam a garantia de direitos. No setor privado, atua prioritariamente na promoção da qualidade de vida do trabalhador e em programas de prevenção de riscos sociais das empresas.

O terceiro setor, que engloba as iniciativas da sociedade civil organizada sem fins lucrativos, também representa um leque de possibilidades para o profissional do serviço social, seja acompanhamento de projetos e ações que buscam defender e garantir os direitos da população, seja realizando no atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social.

Asscom Unit