Comércio Exterior: profissão, curso e carreira

Publiciado em 13/08/2022 as 11:11

A área de Comércio Exterior tem sido muito falada nos últimos anos, fazendo com que cada vez mais pessoas tenham interesse em investir nessa área. Com temas relacionados às áreas de Administração, Relações Internacionais e Economia, o curso da Universidade Tiradentes (Unit), disponível na modalidade de Educação a Distância (EAD), é bastante focado no exercício da profissão e em situações com as quais o profissional vai se deparar diariamente.

Para quem já tem uma graduação e ainda assim tem vontade de ingressar na área, a flexibilidade do ensino a distância democratiza o acesso a mais qualificação para gerir o horário de estudo com acesso irrestrito aos materiais de apoio e videoaulas, que ficam disponíveis na plataforma. 

Durante o curso, o tutor do curso de Tecnologia em Comércio Exterior da Unit, Andrews Nunes abordou alguns dos assuntos estudados, sendo eles: barreiras comerciais, tarifárias e não tarifárias. “Barreiras comerciais são instrumentos utilizados no nosso mercado para proteger o produto interno bruto, ou seja, ele impede que exista uma invasão de produtos estrangeiros enfraquecendo a nossa indústria. Nas barreiras tarifárias, temos empregados os impostos, as taxas para aumentar o valor dos produtos externos. Já as não tarifárias são aquelas que não envolvem diretamente o crescimento de imposto de valores. Quando se limita a quantidade de determinado produto”, explica 

Os alunos também são estimulados a desenvolver uma visão analítica e estratégias de negociação no comércio internacional. Para que as suas atividades sejam sempre realizadas com todo o rigor e clareza, a grade curricular abrange protocolos, dispositivos legais e exigências alfandegárias. Gestão de Comércio Exterior, Logística Internacional e Pesquisa de Mercado estão entre as disciplinas que constam na estrutura do curso.

A graduação de Tecnologia em Comércio Exterior da Unit EAD possui dois anos e conta com uma estrutura que garante uma jornada acadêmica de alta qualidade a todos os seus alunos. Além de ser  100% online, o suporte pedagógico é constante, tanto por professores como pela equipe da instituição. As atividades acontecem por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e do Google Classroom. 

A Unit EAD faz parte do Grupo Educacional Tiradentes, um dos maiores do país, e tem a marca de um ensino de qualidade. O curso superior de Tecnologia em Comércio Exterior é um exemplo disso, pois possui uma estrutura única que apoia o desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos. O corpo docente é inteiramente formado por mestres e doutores, com experiência comprovada tanto na academia como no mercado de trabalho. Durante a graduação, orientam os estudantes seguindo princípios atualizados e alinhados com a realidade da profissão.

Asscom Unit