Espetáculo teatral marca encerramento do Programa Mais Cultura no Colégio Nilson Socorro

Programa visa potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura, da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira

Publiciado em 24/10/2016 as 17:32
Santana/SEED

Com a apresentação da peça ‘O Encontro do Guerreiro com o Cordel de Chico Bento na feira Capital’, o Colégio Estadual Professor Nilson Socorro, localizado no município de Nossa Senhora do Socorro, encerrou as oficinas de teatro destinadas para os alunos dos ensinos fundamental e médio.

De acordo com a diretora da unidade escolar, professora Patrícia Pereira Santos, o evento faz parte do Programa Mais Cultura nas Escolas, dos Ministérios da Educação e da Cultura. Ela ressalta a importancia deste projeto para a comunidade local e alunos, e conta que, através de pesquisas realizadas na escola, foi constatado que a maioria dos alunos tinham interesse em conhecer mais o sobre a área do teatro.

Patrícia lembrou que o Colégio Estadual Professor Nilson Socorro havia sido selecionado pelo Governo Federal em 2013 para participar do Programa Mais Cultura nas Escolas. “Criamos nosso próprio grupo de teatro, o Fitas e Fitários, que, por sinal, está tendo uma excelente aceitação. Semana passada os alunos se apresentaram no Sesc e no próximo domingo, dia 23, irão se apresentar na cidade de Tobias Barreto”, informou.

Durante as oficinas de teatro foram abordados os seguintes conteúdos: expressão corporal, história do teatro, voz e dicção, interpretação e técnicas de maquiagem.

Interação

Os alunos também realizaram visitas técnicas aos espaços culturais objetivando promover a interação das teorias e práticas do teatro. “Moradores da própria comunidade de Nossa Senhora do Socorro estão nos prestigiando e acompanhando de perto o trabalho dos nossos alunos. É muito importante essa interação entre a escola e a comunidade”, disse.

Programa

O Programa Mais Cultura nas Escolas, do Governo Federal, pretende potencializar processos de ensino e aprendizado por meio da democratização do acesso à cultura,  da integração de práticas criativas e da diversidade cultural brasileira, visando à educação integral.

Da ASN