Processo é aberto contra Neymar por agressão a torcedor

Publiciado em 04/05/2019 as 05:57


Um procedimento foi aberto contra Neymar, por agredir um espectador, anunciou nesta sexta-feira (3) a instância disciplinar da Federação Francesa. Já o atacante Kylian Mbappé foi punido com três partidas - ele já cumpriu uma - por sua entrada violenta no sábado na final da Copa da França.

Os dois craques perderam a cabeça na dramática derrota do Paris Saint-Germain no último sábado na final da Copa da França, que foi vencida pelo Rennes nos pênaltis. Mbappé foi expulso devido a uma entrada violenta, na altura do joelho, sobre o zagueiro do Rennes, Damien Da Silva.

Para o atacante de 20 anos a sanção foi a esperada, segundo a avaliação da instância disciplinar. Ele não vai jogar contra o Nice no sábado e contra o Angers fora de casa no dia 11 de maio, pela Ligue 1. O craque vai disputar os dois últimos duelos da temporada. No caso de Neymar, a situação é mais complicada. O brasileiro atingiu o rosto, sem muita força, de um torcedor que o provocava nas tribunas do Stade de France.

No vídeo é possível ouvir o espectador insultando vários jogadores parisienses: "Buffon você é retardado!", "Kurzawa não quero seus cumprimentos", "Verratti racista!", "Neymar, aprenda a jogar futebol!". Se Neymar for considerado culpado por "comportamento excessivo/fora de lugar após a partida (art. 4)" receberia uma sanção de duas partidas nas competições francesas.

Se a instância disciplinar considerar que houve "um comportamento intimidante/ameaçador" fora da partida, ele poderia ser sancionado com seis partidas. Caso seja considerado culpado de "ato de brutalidade/golpe" fora da partida, o astro brasileiro corre o risco de cumprir dez jogos de suspensão (art. 13).