Sob forte tensão com China, avião de Nancy Pelosi pousa em Taiwan

Publiciado em 02/08/2022 as 12:13

Em uma visita não divulgada e sob ameaças da China, o avião da Força Aérea dos Estados Unidos transportando a presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos, Nancy Pelosi, chegou na manhã desta terça-feira (2) a Taiwan.

O avião pousou agora há pouco no aeroporto de Taipei. O itinerário da voo não havia sido divulgado.

"A visita de nossa delegação do Congresso a Taiwan honra o compromisso independente dos Estados Unidos em apoiar a democracia vibrante de Taiwan", declarou Pelosi após pousar na ilha.

Desde a semana passada, o governo chinês vem fazendo ameaças aos Estados Unidos caso a presidente da Câmara fosse à Taiwan, que Pequim considera parte de seu território e, portanto, entende a visita como uma provocação.

Dúvida

O avião do governo norte-americano saiu da Malásia, a primeira parada de Pelosi em uma viagem à Ásia nesta semana. O voo, no entanto, não apresentava destino final. Ao se aproximar de Taiwan, o site Flight Radar atualizou que o local de pouso da aeronave é o aeroporto de Taipei.

O site também mostrou um roteiro do voo incomum para o trajeto entre a origem e o destino. A aeronave fez uma grande curva contornando o mar da China.

Até o avião pousar, o governo dos Estados Unidos não havia se pronunciado sobre se Pelosi iria a Taiwan.

 

Do G1