Polícia Civil faz operação contra diretores do sindicato dos motoristas de SP por suspeita de lavagem de dinheiro

Publiciado em 12/08/2022 as 10:40

A Polícia Civil de São Paulo realiza na manhã desta sexta-feira (12) uma operação contra diretores do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas) suspeitos de lavagem de dinheiro, ocultação de bens, direitos ou valores e organização criminosa. Também são apurados crimes como ameaça, extorsão e apropriação indébita.

A Justiça determinou o cumprimento de ao menos dez mandados de busca e apreensão em endereços de dirigentes do SindMotoristas na capital paulista, Grande São Paulo, Baixada Santista e Arauá, em Sergipe. A ação, batizada de Operação Chapelier, é realizada pela 1ª Delegacia Seccional Centro.

Mais de 50 policiais e 20 viaturas participam da operação em São Paulo e Taboão da Serra. Policiais de Sergipe também iriam a Arauá, onde um dos alvos teria um haras com cavalos.

Valdevan Noventa

Entre os alvos está o deputado federal cassado Valdevan Noventa pelo PL de Sergipe e é presidente licenciado do SindMotoristas em São Paulo. O mandato dele como parlamentar foi cassado pela Justiça Eleitoral de Sergipe, em maio de 2020. Ele foi condenado pelo recebimento e por arrecadar recursos ilícitos e de origem não identificada. Em março de 2022, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve a decisão, por unanimidade.

Valdevan é apoiador do presidente Jair Bolsonaro (PL). Em em junho deste ano, o ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou a cassação do deputado bolsonarista porque entendeu que o Tribunal Superior Eleitoral inovou em relação ao entendimento das regras vigentes para cassar um político.

Mas no mesmo mês, a Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por maioria derrubar a decisão individual do ministro Nunes Marques e manteve a perda do cargo de Valdevan.

 

Sindicato emite nota

A assessoria de imprensa do Sindmotoristas esclarece que a entidade respeita e se coloca à disposição das autoridades para quaisquer atos que se fizerem necessários ao inquérito policial. Informa ainda, que sua diretoria foi surpreendida com a notícia da operação e que seu departamento jurídico está acompanhando o caso.

De modo preliminar, a entidade esclarece que tratam-se de apontamentos de eventuais indícios de um inquérito AINDA EM CURSO, o qual nem mesmo os investigados e seus advogados tiveram acesso. Portanto, tais respostas serão oportunamente apresentadas aos autos e aos veículos de comunicação.

Por fim, é importante destacar que o Sindmotoristas é um dos sindicatos mais atuantes e comprometidos com a classe trabalhadora do país. E no que tange a transparência, a entidade tem todas as suas contas aprovadas em assembleias e de modo unânime por toda a categoria, eventos que contam com ampla divulgação e cobertura da imprensa.

 

Com informações do G1 e do Sindimotoristas