SSP e representantes das Guardas Municipais discutem realização de curso de Gestão e Liderança

O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de realização de um curso de Gestão e Liderança para os profissionais GMs, promovido pela própria SSP/SE

Publiciado em 26/07/2016 as 15:29

O secretário de Segurança Pública de Sergipe, João Batista, recebeu em seu gabinete na manhã desta terça-feira, 26, representantes do Conselho das Guardas Municipais de Sergipe. O encontro teve como objetivo discutir a possibilidade de realização de um curso de Gestão e Liderança para os profissionais GMs, promovido pela própria SSP/SE, a fim de capacitar e aperfeiçoar os trabalhos desses profissonais para atuar tanto na área operacional como na gestão da instituição Guarda Municipal de cada município.

De acordo com o presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Carmópolis, Hilderley Pereira Santos, a ideia do curso surgiu com base na Lei Federal nº 13.022, de 08 de agosto de 2014, que versa sobre a gestão da instituição ser realizada por guardas municipais de carreira.

“Diante do que a lei preconiza, viemos pedir ao secretário João Batista o apoio para a realização de um curso de gestão e liderança para os profissionais guardas municipais, a fim de que possamos obter uma melhor qualificação para atuar tanto na esfera operacional quanto na administrativa. Tudo isso para que possamos trabalhar melhor no intuito de ajudar as outras forças policiais para garantir a segurança da população”, explicou Hilderleu Santos.

Ainda, segundo ele, a ideia é criar na Academia de Polícia Civil (Acadepol), uma grade curricular para treinar esses profissionais para desempenhar papéis de chefia, a fim de que possam vim a liderar suas instituições, sem necessidade de utilização de profissionais da área de segurança pública nessa função de gestor. Atualmente o Conselho Estadual conta com a participação de 22 Guardas Municipais.

Sobre o assunto, o secretário João Batista parabenizou a entidade pela iniciativa e deixou agendada uma reunião entre os representantes das guardas municipais com o diretor da Acadepol, Jocélio Fróes, que será realizada às 09h desta quarta-feira, 27, às 9h, a fim de que seja elaborada uma grade curricular que contemple o perfil de um gestor.

Estiveram presentes à reunião o comandante da Guarda Municipal de Socorro, capitão Ildomário; presidente do Sindicato da Guarda Municipal de Carmópolis, Hilderley Pereira Santos; o representante da Guarda Municipald e Santo Amaro das Brotas, Fernando Correia Lima; o presidente da Associação dos Militares do Estado de Sergipe (Amese), sargento Vieira; e do deputado estadual por Sergipe, capitão Samuel Barreto.

Da Ascom/SSP