Governo executa reforma e ampliação da delegacia de Nossa Senhora das Dores

Publiciado em 12/06/2020 as 13:38

Contribuir para a melhoria das condições de trabalho dos profissionais e, a partir disso, fortalecer a segurança pública para os sergipanos, é um dos objetivos do Governo de Sergipe, para a área. Por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs), a gestão estadual está realizando a reforma e ampliação da Delegacia no município de Nossa Senhora das Dores, a 112 km de Aracaju, com foco no bem-estar dos servidores e da população que procura os serviços da unidade. 

Com investimentos no valor de R$ 997.996,34, provenientes do Tesouro Estadual, a obra compreende a revitalização da unidade policial e terá 234 ,41m² de reforma e 341,07 m² de ampliação, em uma área total de 1.462,32 m². Tanto na reforma quanto na ampliação, serão executadas a aplicação de estrutura em concreto armado (laje pré-moldada e maciça) e alvenaria de bloco cerâmico, instalações elétricas, hidrosanitárias, telefônicas, gás e sistemas de proteção contra descargas atmosféricas (SPDA) e de combate a incêndio e pânico. Além disso, serão instalados alarmes, luzes de emergência, câmeras de segurança, pisos de alta resistência e cerâmico, esquadrias de madeira, alumínio e ferro e realizada pintura geral, sendo que a ampliação terá cobertura em telha ondulada.

Na parte de urbanização, a obra terá pavimentação em paralelepípedo e em concreto desempolado, muro em alvenaria, gradil em ferro, jardineiras e estacionamento para carros e motocicletas. O direito a acessibilidade será assegurado com a construção de rampas de acesso, aplicação de piso tátil, sanitários para pessoas com mobilidade reduzida, vagas para pessoas com deficiência e idosos no estacionamento, placas de sinalização comuns e em braile.

De acordo com a engenheira fiscal da obra, Márcia Martins, os serviços seguem o cronograma. “Iniciamos os trabalhos há 30 dias e já realizamos a limpeza do terreno, demolição de parede, de jardineiras, fizemos a remoção de revestimento cerâmico de piso e parede, a remoção de louças e metais sanitários, esquadrias de madeira e metálica, rodapés, bancada de granito, caixas de ar condicionado e, atualmente os profissionais trabalham na remoção do reboco interno e externo existe, de modo que a obra já atinge 15% de execução”, explica.

Segundo o secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Ubirajara Barreto, com a reforma e ampliação da unidade policial, o Governo dá prosseguimento ao conceito de delegacia cidadã que vem sendo implantado nos últimos anos. “O modelo de delegacia implantado há três, quatro décadas, não comportam mais as necessidades que a segurança pública atual exige. Com um conceito de engenharia moderno, as novas delegacias garantem melhores condições de trabalho e acomodação aos profissionais e comodidade a quem busca pelos serviços prestados por eles”, enfatiza.

 

Da ASN