Deputado federal eleito foi preso pela Polícia Federal em Aracaju

Publiciado em 07/12/2018 as 16:32

O deputado federal eleito pelo PSC, Valdervan 90, foi preso na tarde desta sexta-feira, 07, por agentes da Polícia Federal. Ele era um dos alvos da Operaçao Extraneus, com o intuito de apurar a inserção de declarações falsas em prestação de contas de campanha por parte de candidato eleito ao cargo de Deputado Federal pelo Estado de Sergipe nas eleições de 2018.

Segundo as primeiras informações, Valdervan chegava no restaurante Sal e Brasa acompanhado de assessores quando foi detido. As investigações indicam que o candidato, utilizando-se de “laranjas”, simulou a  realização de diversas doações em favor de sua campanha, nela aportando valores cuja origem é desconhecida para o custeio de suas despesas. Além disso, no curso das apurações, verificou-se a atuação dos envolvidos com o intuito de direcionar os relatos dos “laranjas” chamados a prestarem esclarecimentos, como forma de mascarar a realidade dos fatos.

Foram cumpridos, no total, 03 (três) mandados de busca e apreensão e 02 (dois) mandados de prisão preventiva nas cidades de Aracaju/SE, Estância/SE e Taboão da Serra/SP e os envolvidos estão incursos, até o momento, no crime do art. 350, caput, do Código Eleitoral, sem prejuízo de novas imputações a serem verificadas na sequência das apurações.

A operação policial foi assim denominada em alusão ao fato do investigado ter sido eleito por Sergipe, mesmo sem ligação domiciliar recente com o Estado, uma vez que, há muitos anos, é radicado em outra unidade da Federação.

Valdervan 90 foi eleito deputado federal durante o pleito do dia 07 de outubro pelo Partido Socialista Cristão com 45.472 votos.

Ainda no final da tarde o deputado eleito foi recambiado ao presidio, aonde aguarda o julgamento de habeas corpus.