Secretaria do Planejamento reúne coordenadores e alinha regime de trabalho pós-pandemia

Publiciado em 07/07/2020 as 06:13

O desafio de aprendizagem e adaptação que tem sido comum para manter em funcionamento as administrações públicas em todos os entes federativos, diante da pandemia, foi alvo de uma reunião virtual promovida pela Secretaria Municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), com todos os coordenadores da pasta. A reunião foi conduzida pelo secretário Augusto Fábio Oliveira, na tarde desta segunda-feira, 6, tendo como propósito a preparação para as operações pós-pandemia.

“Realizamos um alinhamento sobre o Planejamento Estratégico, que norteia as ações da administração municipal, para ratificar o comprometimento e a visão de futuro que será imprescindível para assegurar a resolutividade e o critério técnico necessários ao cumprimento de 100% das nossas metas”, argumentou o titular da pasta.

Augusto Fábio enfatizou a importância das ações sincronizadas entre a equipe e o conjunto da administração municipal para a operacionalização de diversos projetos em andamento, a exemplo da plataforma Ajuinteligente, que oferece serviços à população 24 horas por dia, sete dias por semana.

“Temos desafios de aperfeiçoamento envolvendo o sistema de gestão de pessoal, a folha de pagamento, as ferramentas disponíveis no Ajuinteligente, que assegura o atendimento virtual dos cidadãos e servidores, o georreferenciamento do patrimônio público imóvel, a evolução dos processos envolvendo a Gestão Documental, dentre outras diversas atividades inerentes às atribuições da Seplog”, argumentou o secretário.

Uma das constatações ratificadas pelos coordenadores é o aumento da produtividade em “home-office”, graças ao empenho e investimento no adensamento tecnológico. “Graças a esse eixo do Planejamento Estratégico, que preconiza o investimento em tecnologia, pudemos dar respostas imediatas quando da pandemia, oferecendo uma plataforma multitarefas para recepcionar demandas da população e um sistema de intercomunicação virtual interligando todas as secretarias e órgãos municipais, agilizando a tramitação dos processos em ambiente 100% virtual. Hoje, os processos já nascem digitais na Prefeitura de Aracaju”, lembrou o secretário, contextualizando a funcionalidade dos sistemas digitais de intercomunicação .

Ainda conforme o secretário, são recepcionados cerca de 250 novos processos diariamente na Seplog, o que demanda um criterioso trabalho de avaliação e instrução técnica de cada um dos procedimentos. “Isso seria impossível sem o adensamento tecnológico, que é fruto da visão de gestão do prefeito Edvaldo Nogueira, aproximando Aracaju do que há de mais avançado no país, proporcionando uma transição exitosa para o que será exigido no pós-pandemia”, reforça Augusto Fábio.

 

Da AAN