Fábio Henrique condena novos reajustes da Petrobras sobre o preço dos combustíveis

Publiciado em 22/06/2022 as 15:19

Durante o pronunciamento na Câmara Federal, na noite da última terça-feira (21/06), o deputado Fábio Henrique (União/SE) cobrou a mudança na política de Preço de Paridade de Importação (PPI) da Petrobras, que anunciou novos reajustes no preço da gasolina (5,2%) e no preço do diesel (14,2%) na semana passada.

A Câmara já havia aprovado um Projeto de Lei Complementar (PLP 18/22) que limita em 17% a aplicação de alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no preço dos combustíveis. Ainda assim, segundo o parlamentar, “os acionistas da Petrobras, em sua maioria empresários internacionais, continuam lucrando com reajustes incontroláveis, às custas do suor do povo brasileiro”.

Em Sergipe, por exemplo, é cobrado 29% de ICMS sobre os combustíveis, com a vigência do PLP 18/22 o valor terá uma redução de 12%. “É questão de matemática, mas essa conta não bate. Se não muda o PPI, de nada vai adiantar a nossa luta”, disse.

“Chegou ao meu conhecimento que a Petrobras já prevê um novo aumento de 9% no preço da gasolina, que será aplicado até o dia 30 de julho. Para a opinião pública fica parecendo que estamos enxugando gelo, e realmente estamos. Não adianta pedir a cabeça do presidente da Petrobras, demitir pessoas e fazer CPI se o Governo não muda a política de preços”, declara o parlamentar.


FONTE: ASCOM/FÁBIO HENRIQUE