Samu registrou quase 600 ligações no último fim de semana

Número de trotes caiu em cerca de 15%, segundo a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Publiciado em 26/07/2016 as 14:42
Ascom/SES

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou 595 chamadas no último final de semana, de 22 a 24 de julho. Foram 294 atendimentos com envio de Unidades de Suporte Básico (USB), 78 por Unidade de Suporte Avançado (USA) e uma ocorrência foi atendida por motolância, destes atendimentos foram registrados, 16 atendimentos por quedas de alturas ou da própria altura, 25 quedas de motocicletas e 24 por colisão. Ainda durante a temporada, foram contabilizados 28 orientações médicas e 177 trotes. 

"Com a campanha 'Sou Amigo do Samu - Não Passo Trote', conseguimos reduzir o número de trotes passados ao serviço em torno de 15%. Estamos cada vez mais intensificando as ações com o objetivo de tentar diminuir essas ocorrências. É preciso lembrar que as falsas chamadas comprometem o tempo resposta, a qualidade do serviço e ainda causam prejuízos à população", afirmou a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Aclimatação

O Samu 192 Sergipe conta com um Posto Médico Avançado, na Arena Batistão em Aracaju, para garantir mais segurança aos treinos no Ginásio Constâncio Vieira, durante o processo de aclimatação para as Olimpíadas de 2016. A estrutura visa garantir um atendimento qualificado e seguro aos atletas e à população que prestigiará os treinos abertos. Já na piscina do Parque Aquático ‘Zé Peixe’ estão concentradas uma USB e uma equipe assistencial composta por condutor socorrista e técnicos de enfermagem.

O posto conta com o apoio das equipes do Samu 192 Sergipe que estão in loco de plantão composta por três profissionais (médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem) trabalhando diariamente até o mês de agosto. “O Posto Médico Avançado está equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos, desfibriladores, dentre outros materiais e medicações fundamentais para o atendimento inicial de urgência e garantia do suporte e estabilização de pacientes em qualquer situação”, detalha a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Da ASN