Fim de ano pede mais atenção com a balança!

Especialista orienta sobre como se alimentar neste fim de ano sem exageros

Publiciado em 02/12/2016 as 12:28

Com a chegada do fim do ano vem as festas, as comemorações e despedidas. As reuniões em família, entre amigos ou no trabalho envolvem pratos deliciosos que muita gente espera para comer no fim do ano. No entanto, é necessário tomar alguns cuidados com a alimentação. Geysiane Carvalho Mendes, nutricionista do Hapvida, fala sobre o porquê das pessoas ganharem mais peso nessa época do ano. 

“É comum observar que até mesmo os pacientes que vão até o meu consultório o ano todo e têm uma dieta planejada deixa de ir nos últimos dois meses do ano, novembro e dezembro. De fato, esse é só um sinal de que no fim do ano todo mundo foge um pouco da dieta. Tem dois fatores que podem explicar isso: de um modo geral, as pessoas planejam as festas e passeios e as sensações de ansiedade e estresse também são comuns, e essas características favorecem o descontrole do consumo alimentar”, explica

 Sobre os alimentos mais calóricos a especialista cita os bolos, panetones e salgados. “Os produtos industrializados como os panetones, são muito calóricos. Cada fatia de panetone tem cerca de 300 kcal (quilocalorias). Até mesmo a versão “light” é perigosa, pois tem 200 kcal por fatia, em média. Se o panetone tiver recheio e outras guloseimas, como chocolate, por exemplo, mais calórico ainda ele é. Então, se a vontade de comer o panetone for bem forte, a dica é fazer isso esporadicamente, o problema é que muita gente come no café da manhã, come como sobremesa, depois do almoço e à noite, de novo. Os bolos também devem ser consumidos com moderação. Outro alimento perigoso é o salgadinho frito, porque, além de toda a gordura que já tem na composição e nos ingredientes, ele ainda é preparado com óleo durante a fritura, o que é ainda mais prejudicial à saúde. O consumo de óleo é um perigo porque, com o tempo, enche as artérias, bloqueia a passagem do sangue e pode levar ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares”, esclarece.

Além do descuido com a alimentação, um outro problema apontado pela nutricionista é o sedentarismo. A falta de atividades acarreta no aumento da ansiedade e diminui as chamadas concentrações séricas de serotonina e aí o desejo pelo consumo de comidas pode aumentar. Mas para aqueles que querem optar por uma alimentação saudável, também é possível.

“Tem aqueles alimentos típicos do fim de ano, como uva, nectarina, pêssego, ameixa, figos, castanhas e nozes. Essas frutas de época são ricas em fibra alimentar, compostos bioativos, antioxidantes, vitaminas e minerais. O consumo desses alimentos é importante e contribui para a saúde e o controle do peso. Com moderação, o consumo de castanhas e nozes é relacionado à redução das concentrações de triglicerídeos, colesterol e LDL séricos. Nesse caso, a moderação é algo em torno de 30g ou 40g ao dia”, orienta a nutricionista.

 

Ascom/Hapvida