Como manter a depilação em dia sem danos à saúde

Publiciado em 23/02/2017 as 10:43

A preocupação com uma aparência que esteja dentro de um padrão de beleza vem lotando cada vez mais os centros e salões de beleza. É fundamental o cuidado com o corpo e o bem-estar, se sentir bem consigo mesmo. A depilação no corpo é um dos métodos mais usado principalmente entre as mulheres, mas para realizar é preciso ter alguns cuidados. Eline Weba, dermatologista do Hapvida, explica alguns cuidados que devemos ter na hora de depilar, e que alguns pelos não devem ser retirados para que haja um bom funcionamento do corpo, já que os pelos de cada região cumprem determinada função no organismo.

 

“Os pelos têm a função de proteção contra vários fatores da natureza e do próprio organismo, por exemplo: protegem contra o frio, contra substâncias estranhas (caso das sobrancelhas e dos cílios), contra as impurezas (como os pelos do nariz), entre outros”, esclarece.

 

Além disso, pesquisas desenvolvidas pela Universidade do Texas, pela professora Andrea L. DeMaria, mostraram que ao contrário do que sempre foi sugerido, os pelos pubianos não representam falta de higiene, e sim cuidados com a região, já que os folículos abertos têm mais possibilidades de uma possível infecção por bactérias ou vírus, além disso, é uma região de muita sensibilidade, logo, a lâmina poderia causar rachaduras na região íntima.

É importante que haja um cuidado com o material a ser utilizado. Verificar se a lâmina não está enferrujada, suja ou até usada por terceiros. A especialista chama atenção para as formas mais apropriadas de depilação.

 

“Dificilmente uma mulher deixa de se depilar, em especial, nas áreas em que os pelos crescem e ficam mais expostos. Culturalmente, no Brasil, depila-se axilas, pernas, virilhas, até coxas e a região entre seios. Como são muitos os casos, cada um tem que ser avaliado individualmente, mas o fato é que as depilações que mais agridem a pele são as com lâmina, embora não causem dor. Mas, com lâminas, também há o risco de cortes na pele. A depilação a laser é considerada hojetambém uma ótima opção”, recomenda.

 

Ascom/Hapvida