Obra do novo Centro de Odontologia do Ipesaúde entra na fase de acabamento

Publiciado em 23/02/2017 as 12:37

Após três meses de adaptações e novas construções, a obra do novo centro de Odontologia do Ipesaúde, na Praça da Bandeira, no Bairro São José, inicia a fase de acabamento. “ Já concluímos toda parte hidráulica, de esgotamento e a parte elétrica, agora estamos na parte de piso, contra piso e revestimento”, explica o mestre do obras, Valdir Santos. A unidade ampliará a capacidade de 150 para 350 atendimentos odontológicos semanais (hoje oferecidos na sede da autarquia), atendendo também aos usuários do interior do estado. A obra, iniciada no final do mês de novembro, tem previsão de seis meses para conclusão. Estão em construção de 12 consultórios, dependências para coordenação, almoxarifado, raio-x, além de banheiros adaptados para portadores de deficiência e demais espaços, perfazendo 330m² de área construída. Em termos de estrutura, já está em curso um investimento aproximado de R$ 300 mil em equipamentos e insumos para oferecer atendimento de qualidade nas mais variadas especialidades da Odontologia, a exemplo de clínica, endodontia, periodontia e cirurgia buco-maxilo-facial, mantendo um dos grandes diferenciais do Ipesaúde, como plano de saúde, que é a oferta de atendimento odontológico (inclusive com plantão aos feriados e finais de semana) sem cobrar nada a mais por isso.

Acessibilidade

Segundo a arquiteta Fabrícia Maia, da Gerência Executiva Administrativa (Gead), que acompanha o serviço, todas as intervenções vão privilegiar a acessibilidade, facilitando a locomoção de cadeirantes ou pessoas que possuam algum tipo de deficiência. “Desde a entrada principal, passando pelos corredores e acessos às dependências, o projeto prevê as medidas necessárias para que estes beneficiários circulem com total segurança e comodidade, obedecendo a um novo padrão arquitetônico que estamos implementando nas obras do Ipesaúde”, relata a arquiteta, contextualizando o que já ocorreu, por exemplo, nas unidades reestruturadas no interior do estado.

Outro aspecto relevante foi destacado pela estagiária de Engenharia Civil, também ligada à Gead, Beatriz Núbia, que lembrou dos cuidados em preservar elementos históricos ligados à estrutura do imóvel. “Seguindo uma determinação do presidente, vamos preservar diversos elementos que remetem ao período em que o imóvel foi construído, conciliando com as diversas intervenções necessárias para tornar o ambiente funcional e seguro. A fachada, por exemplo, passará apenas por pequenas adequações, mas será revitalizada mantendo suas características”, afirmou Beatriz.

Atendimento estendido –Uma outra mudança importante, segundo o diretor presidente do Ipesaúde Christian Oliveira é que o horário de atendimento será ampliado. “Os dentistas estarão disponíveis das 07h00 as 19h00, todos os dias, tanto nas especialidades clínicas quanto também na urgência. Essa questão da urgência é muito importante porque vamos minimizar e muito o sofrimento do beneficiário que esteja com dor”, explicou. Também no centro haverá atendimento especializado, para pacientes com necessidades especiais, crianças, as perícias e toda a parte de exames de imagem. “Uma outra novidade será o prontuário eletrônico, dessa forma, os pacientes do interior do Estado, poderão já agendar a consulta e os procedimentos em uma das cinco unidades regionais do Ipesaúde, sem a necessidade de se desolcar para Aracaju apenas para a marcação. Ele virá direto para a sua consulta”, explicou Oliveira.