Você sabe o que é psicologia organizacional?

Especialista fala sobre a importância dessa função no ambiente de trabalho

Publiciado em 03/02/2019 as 16:40

O trabalho muitas vezes é o lugar onde passamos a maior parte do dia e, como todo ambiente onde se convive com outras pessoas, pode existir conflitos. Em algumas empresas e organizações existe a função da Psicologia Organizacional. Inicialmente chamada de Psicologia Industrial, essa é uma área que busca compreender o comportamento coletivo e individual dos profissionais da empresa ou organização, com o intuito de contribuir para o bem-estar coletivo e melhor funcionamento das relações interpessoais no ambiente de trabalho.

 

 

A psicóloga do Hapvida, Patrícia Satto, explica como pode ser desenvolvida a psicologia organizacional nas empresas. “Geralmente o profissional da psicologia fica na área de recursos humanos da empresa ou organização, sendo ele o responsável pelo recrutamento, seleção e treinamento. Podendo selecionar currículo, marcar entrevistas, fazer entrevistas, aplicar os testes, corrigir e em algumas empresas fazer o treinamento e desenvolvimento dos colaboradores”, esclarece.


 

Os benefícios da psicologia organizacional para a empresa são diversos, como o bom funcionamento, o aumento da produtividade através de um trabalho motivacional, identificação das razões que geram aumento de stress e a busca por soluções dos conflitos entre os colaboradores, prevenção da saúde do trabalhador, promoção da cultura do respeito e da valorização e melhora a comunicação entre todos. Ao prezar pela qualidade de vida no trabalho, o sucesso da empresa é consequência.

A psicóloga ressalta ainda que os resultados gerados através da psicologia são de suma importância, tanto para a valorização dos profissionais da empresa, quanto para o crescimento da própria empresa e organização.