Mastologista, Dra. Paula Saab, enaltece a importância da campanha Outubro Rosa - Câncer de Mama

Publiciado em 04/10/2022 as 15:30

"A importância do exercício físico na prevenção e no tratamento do câncer de mama". Esse é o tema da campanha Outubro Rosa, que tem como objetivo buscar conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento do câncer de mama, responsável pelo surgimento de 66 mil novos casos por ano, de acordo com o INCA (Instituto Nacional do Câncer).

Alguns hábitos, como, praticar atividade física, manter um peso adequado, ser mãe antes dos 30 anos, amamentar e ter moderação no consumo de bebidas alcoólicas, podem atuar em benefício da mulher. Além disso, é fundamental para a prevenção do tumor de mama se alimentar com produtos de boa qualidade, evitando comidas industrializadas.

A mastologista e membro titular da Sociedade Brasileira de Mastologia, Dra. Paula Saab, ressalta que uma dieta saudável, com pouca gordura, além de muitas verduras e legumes, está relacionada à redução do risco de câncer em geral. Comer bem também evita o ganho de peso, o que está diretamente relacionado à possibilidade de desenvolver o câncer de mama.

Ela reforça também a necessidade de exames periódicos de mamografia em mulheres com mais de 40 anos, capaz de detectar a existência de tumores que, em muitos casos, não são percebidos durante o autoexame. "A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos contribui para a redução da mortalidade em razão da doença.Isso acontece não apenas porque a detecção e diagnóstico precoce aumentam as chances de cura, mas também porque a realização do tratamento clínico e cirúrgico na fase inicial da doença permitem uma abordagem menos agressiva. Dessa forma, as chances de cura aumentam consideravelmente e os impactos da doenças são minimizados", enfatiza, Dra. Paula.

 

Da Assessoria