Hospital de Cirurgia recebe classificação máxima no programa QualiSUS Cardio

Publiciado em 04/10/2022 as 18:00

Comprovando a qualidade dos serviços prestados e o seu compromisso em cuidar da população sergipana, o Hospital de Cirurgia recebeu, oficialmente, na última sexta-feira a classificação de Nível “A” no QualiSUS Cardio. Essa é a nota máxima do programa que foi criado pelo Ministério da Saúde e o Cirurgia é o único do Estado a alcançar este feito no primeiro ciclo do programa.

 

A promoção do Nível B para o Nível A foi publicada em portaria do Ministério da Saúde no Diário Oficial da União (DOU) um dia após o Dia Mundial do Coração, comemorado na última quinta-feira, dia 29. O Hospital de Cirurgia ingressa no “Nível A” junto a pouco mais 190 hospitais de alta complexidade cardiovascular espalhados pelo Brasil.

 

Dentre os critérios avaliados estão o volume de produção, complexidade e qualidade da assistência ofertada por cada local, além do tempo médio de permanência, taxa de mortalidade operatória, taxa de reinternação em até 30 dias e o percentual de cirurgias estratégicas frente ao total de cirurgias cardíacas.

 

Agora, com a promoção de nível, o Hospital está habilitado a receber um custeio adicional de 75% no valor da tabela. Em dois anos, será realizada uma nova classificação.

 

Destaque nacional

 

Com mais de 750 cirurgias cardíacas realizadas apenas no primeiro semestre deste ano, além de cerca de 16 mil exames cardiológicos, o Hospital de Cirurgia também é destaque no Ranking Nacional de procedimentos cardiovasculares - ocupando a 15ª colocação entre 416 hospitais, cirurgia cardiovascular - a 16ª colocação entre 236 hospitais, cateterismos cardíacos - a 17ª colocação entre 221 hospitais - e cirurgia endovascular e cardiologia intervencionista - a 18ª colocação entre 235 hospitais.

 

QualiSUS

 

O QualiSUS Cardio foi instituído em maio deste ano e é considerado um avanço no modelo da atenção especializada, segundo o Ministério da Saúde, incorporando o desempenho como critério fundamental para um custeio diferenciado. Os hospitais habilitados no programa precisam atingir metas estabelecidas por índice baseado em modelo de análise multicritério.

 

 

Da Ascom