Deputada defende gestão estratégica para o turismo sergipano

Publiciado em 18/10/2017 as 21:28

A deputada Maria Mendonça (PP) defendeu hoje (18) a reformulação do modelo de gestão adotado para o turismo sergipano. Para a parlamentar, a atual política do Governo do Estado para a área impossibilita o fomento de novos investimentos e reduz a competitividade do Estado.

Maria Mendonça lamentou que, apesar de seus atrativos, Sergipe ainda deixa a desejar em relação ao desempenho do setor turístico quando comparado a outros Estados nordestinos, a exemplo da Bahia e Pernambuco. Segundo a deputada, a pequena evolução da atividade econômica se deve, em grande parte, às deficiências da estrutura turística.

“O estudo apresentado pelo colega Moritos Matos expõe o Estado de degradação dos nossos espaços públicos, a exemplo da cidade história de São Cristóvão, que ostenta o título de Patrimônio da Humanidade, conferido pela Unesco. O fato é que o município não tem recebido a atenção merecida por parte do Governo”, apontou Maria, acrescentando que todo o aporte feito no turismo volta rapidamente para ser reinvestido. “É uma indústria sem chaminé que gera emprego, renda e garante o progresso”, definiu.

Maria Mendonça ressaltou a carência de ações inovadoras e também voltadas para a capacitação dos sergipanos. Ela citou como exemplo a potencialidade do turismo religioso e ecológico. “Temos a portentosa serra de Itabaiana, dentre tantas outras belezas naturais espalhadas em nosso território. Há ainda cidades que são referência histórica para o turismo religioso. O que nos falta é preparar o Estado e os nossos cidadãos, através de cursos profissionalizantes, para receber os visitantes de modo que eles se sintam bem acolhidos e queiram voltar”, completou a parlamentar.