Pré-candidato ao governo defende mudanças na tributação do querosene de aviação

“Enquanto na Bahia o querosene sofre tarifação de 4%, em Sergipe o tributo chega a 18%", diz Milton Andrade

Publiciado em 28/06/2018 as 05:04

A redução da alíquota do ICMS do querosene de aviação em Sergipe é uma das medidas econômicas defendidas pelo pré-candidato ao Governo do Estado, Milton Andrade (PMN). Segundo ele, essas mudanças vão eliminar as disparidades existentes em relação a outros Estados. “Enquanto na Bahia o querosene sofre tarifação de 4%, em Sergipe o tributo chega a 18%. Essa política tarifária cara tem levado as empresas a abastecerem suas aeronaves onde os encargos são menores”, explicou.

Milton ressaltou que Sergipe tem, atualmente, uma das malhas aéreas mais caras e limitadas do país, por isso, ele observou que a redução do imposto vai baratear custos das empresas aéreas que, com isso, poderão aumentar a oferta de voos e diminuir o preço das passagens. Ele ponderou que a desoneração do ICMS deve aumentar a participação do Estado no mercado nacional. “As empresas que fazem escala em nosso aeroporto vão passar a encher o tanque das aeronaves aqui, se tivermos um imposto mais competitivo e abrirmos margem para negociar o valor”.

Para ele, o modelo tributário adotado nos últimos anos pelo Governo impede que o Estado amplie sua arrecadação e, por consequência, emperra o desenvolvimento de outros segmentos da economia, como o turismo. " É razoável discutir uma política de Estado clara para o setor, a fim de garantir investimentos que melhorem a infraestrutura e a logística aérea de Sergipe. Só assim poderemos tirar do papel a reforma do nosso terminal de passageiros que se arrasta há mais de cinco anos”, afirmou.