Conselho Municipal de Turismo empossa membros nesta terça-feira

Comtur garante governança participativa do turismo de Aracaju, disse Jorge Santana

Publiciado em 03/07/2018 as 05:19

Um dia após ser recriado, o Conselho Municipal do Turismo (Comtur) fará sua primeira reunião na tarde desta terça-feira, 3, às 15h, na sala de reuniões do Centro Administrativo Pref. Aloísio Campos. A sessào será presidida pelo secretário municipal da Indústria, Comércio e turismo, Jorge Santana, que comemorou a recriação desse órgão de governança. "Como disse o prefeito, é um instrumento importantíssimo porque ele garante uma governança participativa do turismo de Aracaju, ou seja, é um espaço que a administração pública e representações da sociedade poderão discutir as políticas públicas voltadas para o turismo. Considero um momento muito importante para o desenvolvimento da nossa cidade”, considerou o secretário municipal do Comércio, Turismo e Indústria, Jorge Santana. 

Serão empossados 24 conselheiros, sendo 50% do colegiado composto por representantes de órgãos ou entidades governamentais e 50% não governamentais. Esse equilíbrio em sua composição garante equilíbrio entre representantes do poder públkico e da sociedade civil organizada na tomada de decisões.

Durante a posse coletiva, a Secretaria municipal da Indústria e Comércio (Semict) apresentará as ações municipais desenvolvidas na área do turismo, as ações de marketing já executadas e as que estào planejadas para este ano, além da participação de representante do Sebrae/Se, que fará uma apresentação do Programa Lidera Turismo e as consideraçòes dos conselheiros empossados.

De acordo com a lei sancionada pelo prefeito Edvaldo Nogueira, o Comtur tem entre suas competências: assessgurar a participação do trade turístico, de instituições de ensino do Sistema S e de entidades de classe na elaboração da Política Municipal de Desenvolvimento Turístico; propor a realização de levantamentos e diagnósticos; analisar projetos e atividades de desenvolvimento do turismo; e propor a constituição de fundo especial destinado ao investimento no desenvolvimento sustentável do turismo.

Após a posse dos conselheiros, o colegiado terá 30 dias para elaborar o Regimento Interno do Comtur para disciplinar o andamento dos trfabalhos que serào desenvolvidos.