Atracadouro flutuante fará parte do novo cenário da Orla Pôr do Sol

Publiciado em 05/04/2019 as 17:20

"Teremos um atracadouro flutuante com maior dimensão e estrutura diferenciada, voltada ao atendimento da grande demanda de barcos, lanchas e praticantes de esportes náuticos nesta região”. A declaração é do coordenador de infraestrutura de Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur/SE), Felipe de Brito Conceição, a respeito das obras da Orla Pôr do Sol Cleomar Brandi, localizada na região do Mosqueiro, em Aracaju. Após diversas reuniões com secretarias municipais, Capitania dos Portos, representantes das associações locais e a comunidade, ficou definido quanto à necessidade de o atracadouro ser construído nestes moldes.

De acordo com informações do programa que agrega as ações da Secretaria de Estado do Turismo (SETUR), cerca de 80% do serviço já foi concluído, faltando apenas a implantação do circuito de TV, reforma da obra de arte do canteiro central, em estrutura metálica, e o término do aditivo da obra que contempla a construção do atracadouro flutuante. A reforma é executada pelo governo do Estado, com recursos oriundos do Prodetur, viabilizado por uma linha de crédito entre o governo e o Banco Interamericano de Desenvolvimento no Brasil (BID).

O técnico do Prodetur/SE acrescenta ainda que, em conjunto com os agentes da ação, a pasta buscou um novo formato de atracadouro. “Pretendemos promover uma maior capacidade de atendimento aos usuários", completa. O novo atracadouro terá uma dimensão de 26 metros de comprimento e 3,20 metros de largura, com acessibilidade, e ainda possibilitando uma melhor organização no embarque e desembarque. "Além disso, será possível melhorar o tráfego náutico permitindo mais segurança ao público que utiliza o espaço”, destaca Felipe de Brito.

Para o capitão dos Portos de Sergipe, Capitão de Fragata Alessandro Black, o píer flutuante impulsionará o turismo náutico da região. “A intervenção executada na Orla Pôr do Sol gerou uma grande expectativa, tanto no público que frequenta o local, quanto na comunidade que espera ansiosa sua conclusão. No entanto, o grande diferencial desta reforma será o píer flutuante, que deve gerar mais segurança aos usuários, e fortalecer o turismo local”, afirma.

Segundo o secretário do Turismo, Manelito Franco Neto, o Governo do Estado, buscando fortalecer os atrativos turísticos durante os festejos juninos, pretende entregar a nova Orla Pôr do Sol na época de alta estação, que representa o período de férias. "Assim, daremos mais uma opção para aqueles que visitarão nosso estado no período junino", reforça.

Projeto

Além da construção do atracadouro flutuante, o projeto de reforma da Orla Pôr do Sol contemplou o reparo total do píer existente, melhorias na iluminação pública, reforma no calçadão da orla, instalação de novos banheiros públicos (masculino e feminino), instalação de sistema de segurança, recuperação estrutural do quiosque do pescado e de todo o muro de gabião, instalação de chuveirões (2 núcleos com 2 chuveiros cada).

As intervenções abrangem uma área total de 9.265,50 metros quadrados, em 500 metros de extensão. A inauguração da nova Orla Pôr do Sol também pretende contemplar a reurbanização do espaço, com a inserção de desenhos artísticos pintados no piso e em paredes em sua extensão.