Na alese, secretário do Turismo faz balanço da gestão e apresenta ações para a retomada do setor

Publiciado em 12/08/2020 as 18:43

O secretário de Estado do Turismo, Sales Neto, apresentou na manhã desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), um balanço dos trabalhos desenvolvidos pela pasta e falou sobre ações para a retomada da atividade turística no pós-pandemia. A apresentação foi proposta pelo deputado estadual Capitão Samuel (PSC), e aprovada pelos demais parlamentares.

Durante a explanação, Sales Neto demonstrou aos deputados estaduais a importância do turismo, como uma das principais atividades econômicas de Sergipe. O secretário disse também que o turismo em Sergipe é majoritariamente regional e nacional e apresentou dados de uma pesquisa realizada pela FGV em 2018, afirmando que a maior parte dos turistas que visitam o estado são das regiões Nordeste e Sudeste, sendo Alagoas, Bahia, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe os cinco principais estados emissores. “Por isso estamos prevendo que a nossa retomada será com a movimentação turística local e regional. A infraestrutura turística cativa o público que visita Sergipe e cerca de 98% das pessoas que vêm ao estado dizem que suas expectativas foram atendidas ou superadas e que recomendariam Sergipe a amigos e parentes”, observou.

Foi destacado que apenas nos setores de hospedagem e alimentação, o turismo gera R$ 1,2 bilhão, o que representa  a participação no Produto Interno Bruto (PIB) de Sergipe em 3,2%, além de gerar 7.140 empregos com carteira assinada, de acordo com divulgados pelo IPEA. O secretário lembrou que o setor estava em ascensão em Sergipe antes da pandemia. “Com a atração de novos voos, viabilizados pelo decreto assinado pelo governador Belivaldo Chagas com a redução de ICMS sobre o querosene de aviação, em julho de 2019, e os dados apresentados pela AENA Brasil, constatamos o crescimento do fluxo de passageiros foi o melhor dos últimos 10 anos. Além disso, em setembro de 2019 foi assinado um convênio entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Aracaju, a ABIH-SE e a CVC para alavancar o turismo sergipano, por isso, acreditamos que o aumento de passageiros que movimentou o aeroporto de Aracaju, demonstra que essa ação surtiu efeito”, disse Sales Neto.

Sales dedicou parte da sua apresentação para tratar sobre as medidas de isolamento social que afetaram duramente o turismo, apresentando uma pesquisa realizada pela UFS, que ouviu representantes de 76 empreendimentos turísticos de Aracaju. O secretário demonstrou que 57,8% das pessoas entrevistadas tiveram seu faturamento reduzido entre 76% e 99%; e 49% acreditam que a recuperação do faturamento perdido só ocorrerá em 2021. A pesquisa afirma ainda que as empresas demitiram 405 colaboradores até o dia 15 julho de 2020 devido à crise. Nestes casos, 77% das demissões ocorreram no setor de hotelaria, e 47% dos hotéis tiveram 100% de suas reservas canceladas.

O secretário apresentou outra pesquisa, desta vez, realizada pelo site especializado em turismo, Panrotas e pela consultoria Mapie. Nesta, foi mapeado que o Nordeste aparece como destino mais desejado pelos brasileiros no cenário de retomada do turismo, com 26,8%. “Em um primeiro momento o turismo regional é o preferido pelos viajantes, o que significa mais viagens de carro, em consonância com o perfil do turista que visita Sergipe. A demanda estará diretamente relacionada à segurança sanitária do destino, com adoção de protocolos de biossegurança. Será fundamental para fazer com que o turista se sinta seguro no nosso estado, sabendo que terá a sua saúde preservada” afirmou o secretário que recebeu das mãos do Deputado Zezinho Sobral, um medalhão comemorativo aos 30 anos da constituição de Sergipe.

Ações não pararam

Sales Neto afirmou ainda que mesmo com a pandemia, a Secretaria de Turismo não parou. A crise foi transformada em oportunidade para revisar o planejamento, antecipar tendências e se mobilizar para tomar medidas de adaptação e de estruturação de novos produtos para o fortalecimento do destino. “Aproveitamos para realizar algumas ações nesse período, como reuniões com o trade turístico; planejamento colaborativo com o setor público, privado e o terceiro setor; reuniões do Fórum Estadual de Turismo (FORTUR), com representantes de diferentes segmentos, afinal, o fórum é a nossa instância máxima de governança. Tivemos reuniões de parceria para a retomada com ABIH-SE, Sebrae-SE, Abrasel-SE, entre outros, além de reuniões virtuais com operadoras de turismo como a CVC, Agaxtur, Visual, Orinter e New It. Também realizamos treinamentos virtuais com centenas de agentes de viagens”, disse.

Foi pontuado o constante diálogo entre a pasta e o trade turístico para a criação de novos produtos. Ele citou roteiros como a Rota da Farinha, onde já existe o turismo ecológico, e pretende, em um futuro próximo, agregar as casas de farinha da região. “É a tendência do turismo de experiência e são novas ideias que estão surgindo durante a pandemia”, lembrou o secretário, frisando que a Embrapa já demonstrou interesse em conhecer o roteiro. 

As obras de infraestrutura turística também foram lembradas. “Temos na Orla Sul de Aracaju, um empreendimento que vai impactar positivamente nosso turismo e é uma das prioridades do Governador Belivaldo Chagas. É uma obra que irá promover mobilidade e respeito ao meio ambiente. Além disso, o Centro de Convenções vai ser importante para o turismo de negócios. Estamos pensando também na criação de infraestrutura náutica, como a construção de atracadouros. Só vamos conseguir alavancar o turismo com a promoção do destino, e isso só acontecerá com a colaboração de todos os agentes públicos. Por isso, aproveito a oportunidade para pedir o apoio dos senhores deputados”, finalizou Sales Neto. 

O presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe, Luciano Bispo, parabenizou o secretário Sales Neto pelo entusiasmo à frente da pasta e por desenvolver novas propostas para alavancar o turismo do estado. “Se nós e o governo começarmos a pensar diferente e investir mais em alguns setores, nós teremos condições de ter mais turistas”, apontou Luciano.

 

Da ASN