Zona de Expansão recebe terraplenagem nas estradas vicinais

Publiciado em 19/09/2017 as 18:37

A Zona de Expansão de Aracaju (ZEA) foi definida pela Lei Municipal de número 873, de 01 de outubro de 1982, localizada na região sul da cidade e corresponde a quase 40% do território municipal. Nesta área se concentra a maior parte dos vazios urbanos existentes na capital. Além disso, a ZEA também é regulamentada como Área de Diretrizes Especiais de Interesse Ambiental devido à presença das dunas, lagoas, vegetação nativa e parques ecológicos, constituindo Áreas de Proteção e de Preservação Ambiental.

Em virtude desta complexidade ambiental e social é que a Prefeitura de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) tem buscado executar ações estruturais que preservem a harmonia entre o ser humano e a natureza. E é por isso que a administração municipal atende às demandas da população dos povoados Mosqueiro, Areia Branca, São José, Matapuã e Gameleira com rigor técnico e responsabilidade social.

Na manhã desta terça-feira, 19, o órgão municipal desenvolveu serviços de terraplenagem nas estradas vicinais do povoado Robalo, proporcionando estabilidade no terreno das vias, limpando as margens destas estradas e melhorando o tráfego para as comunidades que fazem parte do povoado. Todo o trabalho esteve em consonância com o Estatuto da Cidade, que em seu artigo 2º preconiza que a política urbana deve "garantir o direito a cidades sustentáveis, entendido como direito à terra urbana, à moradia, ao saneamento ambiental e à infraestrutura".

"O desenvolvimento urbano, a conservação do meio ambiente e a gestão democrática devem caminhar de mãos dadas de forma a assegurar o cumprimento da função social da propriedade e da cidade. Estamos trabalhando na Zona de Expansão, que ainda apresenta vazios urbanos, com planejamento e cautela. Sabemos que é para lá que se dirige o processo de urbanização por parte da população aracajuana. Portanto, seremos rigorosos com qualquer novo empreendimento e faremos o trabalho de levar ações estruturantes que é de função do Município, sem ferir a legislação vigente", ressalta o presidente da Emurb, Sérgio Ferrari